Presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS) e Mestre em Fisiopatologia Experimental, Kaleizu Rosa foi o responsável pela palestra magna de abertura do MedVep 2019.
Abordando o tema “A Medicina Veterinária que eu quero”, Kaleizu Rosa falou sobre questões atuais vivenciadas pelos profissionais da área, como a necessidade de agregar conhecimento técnico com habilidades sociais na atuação da profissão.
“É necessário discutir questões éticas da área e também dialogar sobre as relações dos profissionais com os tutores e demais atores envolvidos nos processos da Medicina Veterinária. Precisamos incentivar o desenvolvimento das habilidades sociais, apostar em um direcionamento mais humanizado e baseado na empatia”, explicou.
Ele comentou ainda que o segmento atravessa um momento crítico, devido ao descontentamento de muitos profissionais. Parte dessa desmotivação, segundo ele, estaria relacionada a um pensamento cultural “invertido” de que a felicidade plena será alcançada com o sucesso profissional. “As pessoas que alcançam o sucesso são aquelas que conseguem buscar momentos de felicidade. O sucesso ou o sentimento de realização é uma consequência dessa busca pessoal e não apenas profissional”, observou.
Kaleizu Rosa ministrará ainda duas palestras no MedVep 2019, ambas na sala de Cardiologia, nesta quarta-feira: “HAS – porque você precisa estar sempre atualizado” (às 14h); e “Fadiga da compaixão ou falta de empatia – índices estratosféricos de burnout na veterinária” (às 18h30).
Fotos: Eneas de Souza e Mauro Lainetti