ss
Com o tema “Atualidades no tratamento da dor em cães e gatos”, está aberto o 1º Congresso Internacional de Dor em Veterinária, Comdor 2019, no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP. O evento, que inicia hoje (18) e segue até sábado (20), é destinado a médicos veterinários que trabalham com pequenos animais (cães e gatos) e abordará a Algologia Veterinária no contexto da saúde animal. A expectativa é que cerca de 550 pessoas participem do Congresso. “É um evento pioneiro no país, é a primeira vez que se realiza um Congresso sobre dor na área da Medicina Veterinária. O evento reunirá várias especialidades, como fisiatras, oncologistas, ortopedistas, cirurgiões, todos em prol de uma causa única”, diz Rodrigo Mencalha, coordenador científico do Comdor.
A programação foi dividida em três eixos: Dor Aguda (18/04), Dor Crônica (19/04) e Reabilitação Animal (20/04). “O primeiro dia a ênfase é no perioperatório, ou seja, o durante e pós cirurgia na UTI. No segundo, é trazer o dia a dia do ambulatório, abordando classes de medicamentos que ainda não são amplamente conhecidos dos profissionais. E o último dia será sobre medicina alternativa e reabilitação animal. Não adianta pensar apenas em medicamentos, se não trabalhamos com a terapias adjuvantes”. Explica Mencalha.
Dentro deste espectro, mais de 20 palestras estão programadas, como Evidências científicas do uso do tramadol no controle de dor em cães; Analgesia total intravenosa na UTI: há algo além da associação MLC e FLC?; Desvendando a fisiopatologia da dor crônica, Analgesia multimodal nas doenças articulares degenerativas; Reabilitação física em cães e gatos com dor crônica; O papel da termografia infravermelha no ambulatório de dor, entre outros.
Importantes profissionais da área médica veterinária estarão no Congresso, são eles: Teresinha Martins (coordenadora e professora no curso de Auxiliar Veterinário Clã dos Bichos, prestadora de serviços na área de Anestesiologia Veterinária a centros veterinários de SP, Doutora em Ciências pela USP), Marco Aurélio Pereira (Doutorando no Programa de Clínica Cirúrgica Veterinária da USP, colaborador do Ambulatório de Dor e Cuidados Paliativos e secretário do curso de Especialização em Anestesiologia Veterinária da USP), Denise Fantoni (professora titular da USP, atua na área de Anestesiologia Animal, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária), Edgard Salomão Jr. (cofundador do Hospital Veterinário Botafogo/RJ, atua há 18 na área de Anestesiologia Veterinária, professor e coordenador da UTI da Vet Support/SP), Rodrigo Mencalha Cofundador da clínica veterinária Westcare, fundador do ambulatório de Dor e Cuidados Paliativos da FMVV/CESVA-FAA, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária CESVA-FAA, membro da International Veterinary Academy of Pain Management, Sociedade Brasileira para Estudo da Dor e International Association of Pain Medicine), Ricardo Vilani (coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFPR), Maíra Formenton (coordenadora da pós-graduação em Fisioterapia, Fisiatria e Reabilitação Veterinária do Instituto Bioethicus, diretora do Centro de Fisioterapia e Reabilitação Veterinária Fisioanimal), César Braz do Padro (coordenador do curso de Ozonioterapia em pequenos animais da Fisioanimal Cursos, professor convidado no Instituto Bioethicus e da Universidade Incisa Imam), Camila Watanabe (médica veterinária, com experiência na área de Fisiatria Veterinária e Cuidados Integrativos) e Vinícius Perez (diretor do núcleo de Medicina Veterinária da Associação Médico-Espírita de São Paulo).
O Comdor 2019 inicia todos os dias às 13h e segue até às 20h30. As inscrições continuam abertas durante todo o período do evento. Acompanhe as notícias e informações sobre o Comdor 2019 no site www.comdor.com.br.