Um dos eventos mais aguardados no XIV Congresso Paranaense de Recursos Humanos é o Talk Show: Cenário político-econômico: tecendo visões para o futuro do Brasil, com participação do economista Gustavo Loyola, do ex-senador Pedro Simon, e a moderação do jornalista Ricardo Boechat. O talk show será no dia 23 (sexta-feira), às 10h45, no ExpoUnimed.
O advogado e professor Pedro Simon é um dos políticos mais conhecidos do Brasil. São cerca de seis décadas de atividade na vida nacional e 86 anos de idade, completados em janeiro. Foi eleito pela primeira vez para um cargo público em 1958, como vereador em Caxias do Sul/RS, teve mandatos como deputado estadual, senador, foi ministro e governador do Rio Grande do Sul. Seu último mandato como senador se encerrou em dezembro de 2015.
Em recente entrevista ao Jornal do Brasil, Simon falou sobre sua trajetória e perspectivas para o Brasil. “Acompanhei a queda de Getúlio Vargas, depois sua volta e suicídio. A derrubada de João Goulart, os 21 anos de ditadura, e agora os anos que estamos vivendo depois da retomada da democracia. Quando vejo análises sobre o Brasil, com relação à situação que estamos vivendo, posso dizer que temos problemas profundos que vêm ao longo do tempo e da história. Em todos esses movimentos, nós não conseguimos dar uma orientação, uma diretriz, uma norma com respeito à ética, à dignidade, à moralização e ao povo brasileiro”, disse.
Autor de diversos livros sobre ética, cidadania, moralidade, democracia e combate à corrupção, Simon não se furta de opinar sobre a situação política brasileira. Tema que, sem dúvida, estará em questão durante o CONPARH com a análise do momento atual e as opções para o futuro do país. Para a revista Época, Simon falou sobre o problema da corrupção e o contexto brasileiro. “Pela primeira vez, a corrupção, tão arraigada na política brasileira, está sendo combatida de frente. Pessoas importantes estão sendo punidas. O povo brasileiro está sentindo que alguma coisa está mudando. A Lava Jato dá chances para o novo governo fazer um regime diferente, no qual a corrupção seja substituída pela seriedade e pela responsabilidade”, declarou.
Confira esta e outras atrações do XIV CONPARH no site: www.abrh-pr.org.br/conparh.