A conferência magna do XIV CONPARH – Congresso Paranaense de Recursos Humanos abordará “A empresa que eu quero ter: caminhos a percorrer” e será proferida por Hugo Bethlem, co-fundador e diretor do Movimento Capitalismo Consciente Brasil, e por Marcos Pinheiro, diretor corporativo de desenvolvimento de pessoas e cultura organizacional do Grupo Jacto. A palestra acontecerá no dia 22 de setembro, a partir das 9 horas. Segundo Bethlem, o tema é fundamental no cenário corporativo porque colaboradores e consumidores estão buscando empresas com propósito, que façam diferença no mundo e que deixem uma verdadeira contribuição, além da financeira.
Bethlem afirma que o capitalismo foi uma das maiores invenções do homem. “E com o advento da internet, a necessidade da ética e da transparência tornou-se ainda mais relevante. Geramos muita riqueza ao longo de 200 e poucos anos, mas também criamos muitos males para o planeta e para a saúde das pessoas”, reconhece. Para ele, nunca o ser humano viveu tão estressado. “Buscamos tanta competitividade que não medimos o uso dos recursos naturais que são finitos. Hoje já consumimos um planeta e meio e ainda teremos muitos novos consumidores no mundo ascendendo à classe média. É claro que vão querer poder consumir também”, assinala.
Apenas com o consumo consciente aliado a novas tecnologias, iniciativas privadas e políticas públicas é que será possível mudar esse cenário, afirma Bethlem. “Entendendo que as empresas deverão ser mais conscientes por meio de líderes conscientes, preocupados com as pessoas com quem trabalha, a quem serve e com o planeta”, assegura.
Sobre o Congresso, Bethlem coloca que o evento é importante para o mercado, empresas e gestores de RH. “O bom é estarmos falando com formadores de opinião. lideres em gestão de gente e influenciadores dos CEOs das companhias, porque precisamos buscar um modelo mais consciente que privilegie a equidade de todos os stakeholders e não apenas o lucro do acionista. Assim, faremos líderes melhores e mais conscientes”, justifica.