Pelo resgate da valorização da atividade publicitária

15 de outubro de 2015


 

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Cerca de 50 representantes de agências filiadas acompanharam a rodada de palestras que o Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná (Sinapro/PR) promoveu nesta quarta-feira em Curitiba com o apoio da RedHook.

Os convidados da noite, o presidente do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), Caio Barsotti, e o superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Alexis Pagliarini, falaram sobre o “Modelo de Remuneração da Publicidade Brasileira” e “Preço X Valor. Chegou a hora dessa gente criativa mostrar seu valor”, respectivamente.

Pagliarini começou sua apresentação citando que a relação entre preço e valor nunca foi tão questionada quanto atualmente, e que o maior desafio das agências é o de atribuir valor àquilo que se entrega ao anunciante. “As agências sofrem o grande mal da discrepância entre preço e valor e é preciso encontrar uma forma de mostrar ao cliente a importância do seu serviço e do que é entregue como resultado final”, disse.

Ainda, segundo ele, o sistema de comissionamento vigente gerou uma acomodação das agências quanto à devida cobrança de seus serviços fundamentais. “Quanto ao preço, nós estragamos tudo”, brincou Pagliarini. “Atribuiu-se, por meio de uma remuneração exclusiva da mídia, a concordância em entregar todo o restante de forma gratuita”.

Para ele, o atual momento de retração econômica pede que as agências pensem de forma ampla para levar um mix de soluções ao cliente que não se restrinja a nenhuma divisória. “A batalha crucial neste momento é resgatar a importância do valor de inteligência das agências, não serem mais vistas como simples fazedoras de anúncio, mas que possuem papel fundamental no planejamento estratégico das marcas”, comentou. “A união e o debate de forma organizada sobre este tema é uma das grandes virtudes do Sinapro/PR. Este encontro significa a sustentabilidade do nosso negócio”, concluiu.

Em seguida, o presidente do CENP, Caio Barsotti, explicou aos presentes sobre a atuação da entidade e a importância da auto-regulação como prática de cidadania e fruto do amadurecimento do mercado. De acordo com o ele, a missão do CENP é ser um centro referencial de informações de normas relacionadas às relações comerciais da publicidade brasileira, acomodando e respeitando anseios e demandas tripartites: anunciantes, veículos e agências.

Segundo Barsotti, o modelo de trabalho e de remuneração da publicidade brasileira, único no mundo, permite a pluralidade e a multiplicidade de meios e veículos, garante a liberdade de expressão editorial e comercial, incentiva a concorrência entre os players e assegura a finalidade dos serviços publicitários. “Nosso modelo é complexo, mas harmônico, resultado de uma combinação entre os marcos legais e as normas padrão convencionadas. Assim, chegamos ao equilíbrio de um negócio que representa R$ 35 bilhões ao ano, formado por mais de 55 mil anunciantes, mais de 2 mil agências certificadas e mais de 15 mil veículos de comunicação”, encerrou.

A rodada foi prestigiada pela diretoria do Sinapro/PR: Elon César Isfer Garcia (diretor presidente), Helisson Henrique Schiavinato Rezende (diretor financeiro), Ricardo Hellmuth Schrappe (diretor cultural), Sergio Galli Negraes (Conselho de Ética), José Roberto Bastos Oliva e Cláudio Kioshi Watanabe (suplentes do Conselho de Ética) e Kal Gelbecke (membro do Conselho Fiscal).

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