A sugestão é de Oscar Motomura, especialista em gestão, estratégia e liderança,
que coordenou o Conversatório de Aprendizagem da ABRH-PR
Oscar Motomura, fundador e diretor do Grupo Amana-Key, referência em educação executiva nas áreas de gestão, estratégia e liderança, coordenou as atividades do Conversatório de Aprendizagem, realizado pela ABRH-PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná, nesta segunda-feira (5), em Curitiba.
Direcionado a CEO´s e profissionais de recursos humanos, o evento contou com cerca de 100 pessoas que receberam informações de como resolver “equações impossíveis”, viabilizar soluções sob medida, provocar reflexões profundas e gerar insights em tempos de incertezas e turbulências, para causar transformações significativas em suas organizações.
O foco central abordado no evento foi o Programa de Gestão Avançada – APG. Em 20 anos de aplicação do programa, milhares de líderes do Brasil e do exterior passaram pelos workshops de desenvolvimento e projetos de consultoria, liderança, gestão e estratégia. Para Motomura, o propósito da educação e aprendizagem do APG “é contribuir para o bem comum, colocando nosso know-how a serviço de organizações que buscam assegurar excelência e elevado nível de consciência, mesmo em tempos de grandes desafios”.
Considerado um dos mais criativos especialistas em estratégia do país, Motomura afirmou que quanto mais difícil uma equação mais atraente ela é, porque exige criatividade radical, a descoberta de caminhos inéditos e soluções jamais testadas antes. Ele disse que crises existem e sempre existirão e que é necessário criar organizações à prova de crise, buscar alternativas e se adequar à situação, valorizar aquilo que a empresa tem, administrar e canalizar o potencial dos colaboradores para o que é construtivo e inovador.
Motomura destacou que cada coisa que acontece na vida é fonte de inspiração e de boas ideias. “Além do que fazemos em nossas organizações, somos – acima de tudo – cidadãos. Somos nós que – coletivamente – construímos o contexto maior em que vivemos. E é exatamente pelo efetivo exercício da cidadania plena e pela busca do bem comum que nos tornamos verdadeiros líderes. Há necessidade de refinar competências humanas. Entender de gente”.
Em sua fala, Motomura citou os princípios da Carta da Terra, documento resultante de uma pesquisa feita junto a todos os povos sobre o que é bem comum. Exaltou que os compromissos contidos na carta são exemplos de como tornar uma organização saudável, sustentável e responsável em todos os aspectos. Os princípios são: respeito a todas as formas de vida, integridade ecológica, justiça social e econômica e cultura da paz.
A presidente da ABRH-PR, Daviane Chemin, afirmou que os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar uma conversa profunda e significativa. “Uma conversa de gente grande com uma das maiores influências na área de gestão, estratégia e liderança”, destacou. O conversatório contou com o patrocínio da Unimed.