Daniela Licht
Se há 20 anos a função do assessor de imprensa ainda não era muito clara, atualmente pipocam profissionais saídos das universidades de jornalismo para trabalhar na área todos os anos.
Isso pode ocorrer devido a dois fatores: a falta de vagas nas redações dos veículos de comunicação, ou ainda a imagem de glamour que a profissão vende. Afinal, toda celebridade carrega seu assessor de imprensa a tiracolo…
O trabalho do assessor, no entanto, é muito sério e vai muito além da simples exibição de selfies de seus clientes nas redes sociais.
É este profissional que conhece a fundo a história do cliente, participa da estruturação de seus planejamentos estratégicos e das reuniões com os departamentos comerciais e de marketing. É uma figura fundamental para contribuir com o desenvolvimento e a postura positiva das marcas junto à imprensa e ao consumidor.
Para dar certo na atividade, é preciso em primeiro lugar ser capaz de produzir um bom release, que venda o “peixe” do cliente sem jamais adotar uma conotação comercial. Também, possuir bom network e relacionamento com a imprensa, para que a notícia chegue realmente às mãos de quem decide sobre a sua veiculação.
Por fim, muita disponibilidade e boa vontade no contato diário com o cliente. Afinal, o assessor de imprensa é o elo confiável entre o assessorado (a marca) e a imprensa.
É muito importante que os empresários entendam o papel deste profissional como um aliado em seus negócios. Com maestria na produção dos textos jornalísticos e um bom faro para executar o planejamento de comunicação, o assessor de imprensa é a ferramenta que posicionará a marca na imprensa e na mente do consumidor, tornando-a referência em seu segmento.