As ações que envolvem o processo de pós-venda devem ser encaradas como estratégias de gestão e o caminho para efetuar novos negócios. Para a ATR Incorporadora, investir no relacionamento com o cliente mesmo após a assinatura de um contrato de compra e venda de um imóvel é uma postura que mantém as portas abertas para futuras transações comerciais.
De acordo com Rafael Henrique Rosa, proprietário da ATR Incorporadora, o mercado imobiliário ainda está engatinhando nas ações de pós-venda. “O processo do pós-venda representa uma arma poderosa principalmente nesta época de retração econômica, em que os distratos aumentam abruptamente e os clientes pesquisam muito antes de comprar”, explica.
O empresário acredita que o cumprimento de prazos e a qualidade da obra são importantes para fidelizar a clientela, mas o que o cliente realmente espera é ser tratado após a assinatura do contrato com a mesma dedicação recebida no plantão de vendas. “Receber periodicamente contatos telefônicos ou via email, ser informado sobre a obra sem procurar a construtora, ter alguém realmente interessado em resolver os problemas são situações que fazem toda diferença”, observa Rosa.
Na ATR, o relacionamento pós-venda com o cliente ganhou espaço e investimentos nos últimos anos. Logo após a assinatura do contrato (antes do recebimento dos boletos de cobrança), o cliente ganha de presente uma camisa pólo personalizada, juntamente com uma mensagem de boas-vindas. “A ideia é que o primeiro contato após a venda não seja apenas uma cobrança”, explica o empresário.
Quando o imóvel fica 60% com as obras concluídas, a empresa envia para a casa do cliente um capacete com o número do apartamento adesivado e uma carta convidando-o para comparecer ao imóvel usando o capacete para verificar o andamento das obras e decidir detalhes de personalização. Mensalmente, o comprador recebe relatórios com fotos da obra por email.
A empresa ainda mantém uma promoção para fidelizar a carteira de clientes. “Nossos empreendimentos são batizados com nomes de localidades da América Latina como, por exemplo, Montevideo, San Blas e Buenos Aires. Clientes que indicam novos compradores, que efetivamente fecharem o negócio, ganham uma viagem com tudo pago para o local que dá nome ao edifício recém-adquirido”, conta.
Para o diretor da ATR, as ações de pós-venda colaboram com a redução de custos com eventuais distratos e também para alavancar a entrada de leads por meio de indicações. “Nossas análises mostram uma altíssima taxa de conversão em negócios iniciados ou fechados por indicação de clientes antigos. E temos também uma taxa quase nula de rescisões contratuais”, comenta.
Além de investir no relacionamento pós-venda com os clientes, ATR Incorporadora pretende realizar pesquisas de satisfação online com metas e monitoramento mensal. “Nossa estrutura é muito dinâmica e o fato de atuarmos em todas as etapas, da concepção do empreendimento à execução das obras e inclusive com a venda interna, nos faz absorver anseios comerciais de maneira rápida”, analisa. Leia mais em www.atrincorporadora.com.br