As redes sociais abrem novos horizontes de interação e linguagem das empresas com seus consumidores e alteram a maneira como as marcas são reconhecidas. E os comentários gerados por meio dessa interação online entre consumidor e fornecedor são uma valorosa fonte de informações para as Empresas e podem interferir de forma relevante na estratégia do negócio.
Carla Del Valle, diretora da Polvo, considera o monitoramento de conteúdo relacionado a marcas na web essencial nos dias atuais. “Produtos e serviços entram e saem do mercado cotidianamente graças à atenção das marcas às manifestações de seus consumidores”, observa. Ela cita como exemplo o caso do chocolate Lollo, da Nestlé, que foi relançado pela fábrica no ano passado levando em consideração, entre outros fatores, a pressão dos consumidores pela volta do produto. “E essa pressão aconteceu de diversas formas, inclusive por meio de citações em redes sociais”, destaca.
O monitoramente também pode se mostrar uma excelente fonte de pesquisa para as marcas. Segundo Carla, as publicações em redes sociais são um canal em que o consumidor se sente mais seguro e livre para ser direto e sincero – afinal, o “alguém” do outro lado a princípio também é uma máquina, rodando um software e, finalmente, operado por uma pessoa. “A observação e acompanhamento desses conteúdos podem dizer muito sobre o perfil dos consumidores, sobre problemas relacionados a produtos e serviços, sobre oportunidades de negócio, entre diversas outras informações”, diz. Além disso, esse canal também dá à marca a chance de se aproximar das pessoas, dar atenção a seus desejos e dúvidas e criar um vínculo mais estreito com quem prestigia a empresa.
Carla coloca que a análise dos conteúdos deve ser considerada na definição da estratégia, mas não acredita que isso forneça informações mercadológicas suficientes para essa tomada de decisão. Só o fato de serem levados em conta comprova como esses conteúdos de redes sociais têm importância como ferramenta de marketing. “As redes são um SAC público que funciona todos os dias e 24 horas. Cabe às empresas usar isso como diferencial competitivo ou como fonte de detecção de problemas”, recomenda a diretora da Polvo.
Sobre essa forma de avaliar e medir resultados dos anunciantes, Carla qualifica como segura e fiel. “Há diversas opções de softwares especializados em medir esse buzz e eles conseguem fazer o tracking de menções e reações em tempo real, oferecendo dados que podem, inclusive, interferir nos próximos passos de uma campanha”, comenta.