Dentre os 12 indicadores avaliados, a rotatividade média anual
foi um dos destaques, com 41,4% em 2013
Curitiba, outubro de 2014 – Será lançado no dia 31 (sexta-feira), às 07h30 no Hotel Bourbon, o “6° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos”, estudo produzido pela Bachmann & Associados Ltda., empresa especializada em indicadores de desempenho e benchmarking, com a ABRH-PR e o ISAE. A pesquisa traz uma análise da gestão de pessoas no Paraná, baseada nos dados de 2013, com a participação de 209 organizações, e uma amostra com cerca de 200 mil colaboradores. Esta edição do Benchmarking avaliou 12 indicadores, como Absenteísmo, Rotatividade e Grau de Terceirização.
Segundo Dórian Bachmann, da Bachmann & Associados, o Benchmarking oferece uma visão geral dos aspectos relacionados à gestão dos recursos humanos. “A maioria das métricas mostrou melhoria em relação ao ano anterior, mas a grande diversidade de desempenho das organizações indica que muitas têm bastante espaço para melhoria”, diz.
O evento de lançamento do 6° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos terá a participação do CEO da Britanite Indústrias Químicas, Antonio Luiz Cyrino de Sá, com a palestra “Quando os números estão a serviço da gestão”. O Bom Dia RH é aberto ao público, as inscrições devem ser feitas no e-mail abrh-pr@abrh-pr.org.br e aos não associados à ABRH-PR, o valor é de R$ 60,00.
Este ano, o estudo do Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos será disponibilizado pela internet, nos sites: www.abrh-pr.org.br; www.bachmann.com.br. Entre os resultados da amostra estão:
• A Rotatividade média anual das organizações foi de 41,4%. O comércio, como nos anos anteriores, apresentou rotatividade mais elevada que os demais setores.
• A Rotatividade Voluntária média anual das empresas foi de 14,8%. A perda de colaboradores por iniciativa dos empregados foi mais acentuada nos setores de comércio e de serviços.
• No conjunto das empresas, o Absenteísmo médio foi 2,6%, enquanto o Absenteísmo Médico foi responsável por aproximadamente 50% das ausências.
• A Retenção 90 dias média nas empresas foi de 81,1%. Esse resultado é semelhante ao dos anos anteriores, mas o resultado obtido pelo comércio (67,0%) exige atenção.
• As horas extras pagas corresponderam, em média, a 3,4% das horas trabalhadas. Na comparação com 2012, o setor industrial reduziu o volume de horas extras pagas de 4,6 para 4,0%, enquanto o comércio conseguiu a expressiva redução de 5,9 para 3,3%.
• No geral, as organizações investiram 1,4% do tempo de seus empregados em treinamentos (aproximadamente 37 horas por empregado no ano). Este resultado é significativamente inferior ao de 2012, refletindo as opções feitas pelas organizações para enfrentar um cenário menos favorável.
• A Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (TFCA) média de todas as empresas ficou em 8,57 acidentados por milhão de horas trabalhadas. Esse resultado indica pequena melhora em relação ao ano anterior, mas apenas 42 organizações alcançaram o “acidente zero”.
O evento de lançamento do 6° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos é patrocinado pela CR Almeida.
Serviço – Lançamento 6° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos
Data: 31/10 (sexta-feira)
Horário: 07h30 às 10h
Local: Hotel Bourbon – Cândido Lopes, 102
Inscrições e informações: abrh-pr@abrh-pr.org.br ou (41) 3262-4317