Especialista em relações sindicais e do trabalho fala a gestores em RH sobre administração sustentável

7 de outubro de 2014


A identificação e adoção de um líder natural dentro da empresa são os primeiros passos para que sejam reduzidos os conflitos trabalhistas e sindicais no ambiente corporativo, ensina o professor Wilson Cerqueira, uma das maiores referências em soluções nesta  área para recursos humanos. O especialista foi o palestrante do Bom Dia RH, tradicional evento da ABRH-PR Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná, realizado nesta terça-feira (30), em Curitiba.

 

De acordo com Cerqueira, administrador de empresas e fundador da WCCA Consultores Associados, as organizações precisam formar gestores em relações sindicais e trabalhistas, com condições de monitorar constantemente o clima organizacional e capacidade de atuar de forma preventiva nos conflitos com trabalhadores e sindicatos. “Todas as operações de negócios podem ser reduzidas a três palavras: produtos, pessoas e lucros. Se não tivermos uma boa equipe, não poderemos fazer muito com o restante”, ressalta Cerqueira, que já atuou como negociador sindical de diversos sindicatos patronais administrando conflitos em inúmeras situações de greves em todo o Brasil.

 

A palestra de Cerqueira, além de expor suas vivências profissionais, apresentou metodologia para gerenciar conflitos trabalhistas nas empresas, mostrou estruturas e formas de operação do movimento sindical, e e ressaltou a importância de um sistema de comunicação integrada para alcançar eficiência administrativa. “Uma das primeiras ações de um gestor em recursos humanos é organizar um sociograma para levantar os líderes naturais da empresa e a partir daí fazer com que ele seja um instrumento de apoio à execução de planos de ação”, afirmou Cerqueira.

 

Além disso, segundo Cerqueira, é importante um diagnóstico de insatisfação dos funcionários para que seja possível estabelecer instrumentos permanentes de medição do clima organizacional, que reduz em muito o potencial de conflitos.

 

Cerqueira afirmou que o processo da ação sindical tem sete fases, que se iniciam com adesão e mobilização dos funcionários e culminam com a greve, caso a empresa não tenha condições de trabalhar adequadamente com a situação, bem como levar a um equilíbrio nas relações. Para os gestores e profissionais de recursos humanos presentes ao Bom Dia RH, Cerqueira recomendou muito estudo. “Com mais de 30 anos de experiência no setor, eu aconselho a todos que trabalham com pessoas que busquem se especializar em soluções de conflitos trabalhistas e sindicais. Não se acomodem, pois esse mercado está carente e precisa de profissionais capacitados para enfrentar as demandas sindicais e trabalhistas nas empresas. Administrando os conflitos é possível desenvolver relações saudáveis, que levam a uma gestão sustentável”.

3009_Bom Dia RH_WCC

Contato