A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Daviane Chemin, fez palestra, na manhã desta quarta-feira (24), durante a Workshare – Feira de Empregabilidade, da Universidade Positivo, promovida pela Central de Carreiras e a Escola de Comunicação e Negócios da instituição. Ao falar sobre as múltiplas oportunidades do amanhã para uma plateia de estudantes, Daviane ensinou que estar disposto e aberto à aprendizagem e aprender a partir da experiência do outro é um grande diferencial para se alcançar o sucesso no mercado de trabalho. “O profissional do futuro deve ter a visão helicóptero, olhar para todos os lados e ver cenários alternativos em busca da solução”, afirmou.
Daviane começou sua palestra mostrando quais os desejos que as pessoas têm em relação ao trabalho. “Fiz essa pergunta a pessoas entre 10 e 70 anos e expressões como autonomia, prosperidade, sustentabilidade, respeito, felicidade, convívio estavam presentes em todas as respostas. Percebi que essas pessoas, independente da idade, querem um trabalho e não um mero emprego. Elas querem fazer parte da transformação, da busca pelo novo e, principalmente, querem interagir e relacionar-se com o outro”, definiu. Depois de apresentar os resultados da pesquisa, Daviane fez um exercício com os presentes, convidando-os a dialogar e interagir com a pessoa sentada a seu lado.
Ao finalizar sua apresentação, Daviane, que também é executiva de Recursos Humanos, Educação Corporativa e Desenvolvimento Organizacional do Sistema Fiep, afirmou que o profissional do futuro é aquele que está conectado com o mundo, deve “co inspirar, co criar, fazer junto, atuar com competência para construir. É esse o profissional que o mercado quer receber e manter”.
Labgente
A ABRH-PR aproveitou a circulação de mais de cinco mil estudantes pela Workshare e lançou em seu estande o Labgente, um laboratório que tem por objetivo delinear as aspirações das gerações mais jovens com relação à carreira profissional. Durante os dias de evento, membros do Eixo RH na Academia da entidade irão realizar uma pesquisa para entender as motivações das gerações X, Y e Z. Os resultados desta pesquisa serão divulgados nos sites da entidade e da Universidade Positivo.
Segundo Cleila Elvira Lyra, diretora do Eixo RH na Academia, os estudantes participam da pesquisa respondendo a cinco perguntas nos dois totens instalados no estande da ABRH-PR na Workshare. “O processo é bem simples, mas os resultados serão esclarecedores. No final teremos um panorama geral e um perfil delineado dos futuros profissionais. Assim, a ABRH-PR pode direcionar ações e projetos às empresas, visando esse público recém-formado em relação ao mercado de trabalho”. O público alvo das perguntas são as chamadas gerações X (nascidos entre 1965 a 1980), Y (1981 a 1992) e Z (a partir de 1993).
Conversatórios
Cleila informa que na Workshare, a ABRH-PR participa com a realização de dois conversatórios amanhã (quinta-feira): o primeiro, fechado, com o tema “As novas gerações, o trabalho e os programas de pós-graduação Flex em Gestão de Pessoas da UP”, amanhã, das 8h às 10h; e o segundo, aberto ao público, das 19 às 21h, terá como tema “Gestão de Pessoas, Formação e Mercado” e terá a participação da headhunter Mariciane Gemin, da profissional da FIEP, Marilia Souza, do coordenador de Psicologia da UP, Raphael Di Lascio, da coordenadora de Graduação de Pedagogia da UP, Josemary Morastoni, e do Gerente de RH da GVT, Anderson Marcos Gomes.