Acontecerá entre 24 e 27 de setembro, em Florianópolis (SC), o 12° Congresso Brasileiro de Videocirurgia da Sobracil (Sociedade Brasileira de Videocirurgia) e o 1° Congresso Internacional da SRS (Society of Robotic Surgery International Meeting). O evento irá reunir as maiores autoridades na área da videocirurgia e robótica. Serão 30 palestrantes internacionais e mais de 200 palestrantes nacionais e a expectativa da organização é contar com 2.000 participantes nos quatro dias de Congresso.
Um dos grupos mais atuantes na área da videocirurgia do aparelho digestivo no Brasil, os cirurgiões do Instituto Jacques Perissat (IJP), uma das principais clínicas de cirurgia minimamente invasiva do aparelho digestivo de Curitiba (PR), participam ativamente da programação do encontro. Quatro médicos do IJP, Antonio Cury, Christiano Claus, Daniellson Dimbarre e Marcelo Loureiro, estarão presentes em 13 atividades do evento, entre palestras, cursos e debates.
Além desta participação, os cirurgiões do IJP irão lançar dois produtos no Congresso, um simulador de treinamento e um aplicativo, ambos direcionados à educação cirúrgica. “As formas de aprendizado são cada vez mais dinâmicas e interativas. As cirurgias laparoscópicas demandam treinamento especial. Antigamente, os jovens cirurgiões aprendiam a operar nos próprios pacientes ou ainda em animais, o que está cada vez mais raro. Assim, os simuladores ganham espaço para encurtar ou diminuir a curva do aprendizado. Do mesmo modo, os aplicativos, que se utilizam dos recursos tecnológicos para aprimorar o conhecimento”, explica o médico Christiano Claus.
O IJP, em parceria com a Universidade Positivo, oferece curso de pós-graduação na área de cirurgia minimamente invasiva do aparelho digestivo há 10 anos e é uma referência no ensino no Brasil. Neste período o curso, que é pioneiro no país, formou mais de 250 cirurgiões do país e do exterior. Claus conta que no evento, o IJP irá oferecer uma bolsa de estudos para o curso, dentro do programa da Sobracil, chamado de “Jovens Cirurgiões”. Também na ocasião, o grupo irá reunir os ex-alunos em um evento com o objetivo de discutir o mercado de cirurgia minimamente invasiva. “O objetivo é entender como estão os alunos após realizarem o nosso curso, as dificuldades, como implantam as técnicas laparoscópicas, resultados e percepção de mercado”, explica Claus.
Confira a participação dos médicos do IJP no evento:
24/09
11h10 às 11h20
“Curso de Acessos Avaçados em Videocirurgia – Cross Fire órgãos sólidos” – Antonio Cury
12h20 às 12h35
Curso Parede Abdominal – Módulo II “Atualização em fixação de telas na hérnia inguinal laparoscópica” – Christiano Claus
14h30 às 15h
Curso de Acessos Avançados em Videocirurgia – Minilaparoscopia – Marcelo Loureiro
15h às 15h15
Conferência – Qual ergonomia e a economia por trás de minilaparoscopia e Single Port – Daniellson Dimbarre
15h25 às 16h10
Curso Parede Abdominal – Apresentação de caso clínico – Christiano Claus
15h25 às 16h10
Curso Parede Abdominal – Cirurgias ao vivo TEP – Christiano Claus
17h30 às 17h50
Curso Parede Abdominal – Mesa de debate com – Christiano Claus (PR), Glauco Alvarez (RS), Maxwell Santana (PE) e Wolfang Reinpol (Alemanha)
25/09
08h45 às 09h
Videocirurgia Geral/Bariátrica/Coloproctologia – Mesa Conjunta
Palestra: Pancreatectomia videolaparoscópica. Quais as reais vantagens? – Antonio Cury
13h às 13h10
Videocirurgia Geral/Bariátrica/Coloproctologia – Mesa Conjunta
Palestra: Esplenectomia – Antonio Cury
13h às 14h
Mesa Redonda – Órgãos Sólidos – Daniellson Dimbarre
26/09
Mesa Redonda Hérnia ventral
14h40 às 14h50 – Hérnia Ventral: quando indicar ou contra-indicar a abordagem VL – Christiano Claus
14h40 às 14h40 – Videocirurgia Geral/Bariátrica/Coloproctologia
Como eu faço: TEP – Marcelo Loureiro
14h40 às 15h30 – Mesa Redonda Hérnia ventral
Debatedor: Marcelo Loureiro