Mais de 230 pessoas participaram do evento de lançamento dos produtos e serviços que demarcarão o DNA da gestão 2013/2015. O encontro aconteceu no Hotel Bourbon, no dia 13/08, em Curitiba (PR), e foi patrocinado pela CR Almeida. A presidente da ABRH-PR, Daviane Chemin, abriu oficialmente o evento convidando a todos a assistir ao novo vídeo institucional da entidade, que foi produzido pela SoftCine.
“É um momento que nos transporta a um espaço de profunda realização. Esta jornada iniciou em 2013, quando encontramos uma terra fértil e não inovar seria um desrespeito deixado pela gestão anterior”, disse Daviane. A presidente aproveitou para fazer um chamado aos presentes, independente da cadeira institucional que ocupam, de apropriarem-se da arte de criar as melhores condições para que o ser humano possa se colocar em sua melhor versão para o sucesso dos negócios, ser feliz e realizado em suas atribuições. “Este senso de apropriação chamamos de protagonismo. O nosso time foi composto por pessoas que vivenciam valores humanos convergentes com a nossa jornada neste ciclo. Estou falando de ética, respeito e diálogo. É uma alquimia de competência e valores. Convidamos a todos a seguir este propósito de desenvolver protagonistas na gestão de pessoas”, completou.
Na sequência, Daviane apresentou os oito eixos estruturantes da nova gestão: Observatório de Pessoas e Negócio, RH na Academia, Relação do trabalho em ação, Soluções de RH para micro e pequenas empresas, Espaço de Desenvolvimento, Conversatórios de Aprendizagem, RH na Gestão Pública e Da experiência a ação. “Queremos oferecer um processo potente de aprendizagem, com todos perto de nós para, através de suas experiências, darmos vida a nossa proposta”, finalizou.
Depois, o diretor executivo da agência Green Digital, Ney Queiroz, fez uma apresentação sobre o trabalho para inserir a ABRH-PR nos meio digitais. Segundo o executivo, a comunicação e a informação estão acessíveis a todos – a todo momento – em um era de hiperestimulação. “É importante perceber a cibercultura, em que qualquer indivíduo pode produzir e publicar informações em tempo real. Isso está contribuindo para a criação de uma nova cultura. Temos que repensar a comunicação”, declarou. Queiroz afirmou que o maior desafio é pensar a presença digital da ABRH-PR, que passa pela construção do novo site institucional e a inserção ativa nas redes sociais. O novo site da ABRH-PR já está no ar, pelo endereço: www.abrh-pr.org.br.
Diálogo: Tecnologia a serviço das pessoas, organização e sociedade: a vida em transformação
Em um dos momentos mais aguardados do evento, três reconhecidos profissionais foram convidados para debater sobre a interferência da tecnologia na vida das pessoas. Moderado pela jornalista Adriane Werner, o diálogo “Tecnologia a serviço das pessoas, organização e sociedade: a vida em transformação” reuniu Allan Marcelo da Costa, palestrante profissional, conselheiro/mentor da SUPERNOVA, aceleradora de startups curitibana; e da SNOWMAN LABS, empresa paranaense de desenvolvimento de soluções mobile e cônsul honorário da Grã-Bretanha em Curitibanselheiro/mentor da SUPERNOVA, aceleradora de startups curitibana; e da SNOWMAN LABS, empresa paranaense de desenvolvimento de soluções mobile.
, Filipe Cassapo executivo do Centro Internacional de Inovação Senai (C2I), e Luis Mario Luchetta, presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), da Assespro Nacional e editor chefe da revista Nacional da Tecnologia da Informação.
Nas suas considerações iniciais, Costa falou que não há tecnologia efetiva sem o fator humano, “tecnologia se tornou um commodity, não gera diferencial, o que traz a diferença é o uso que as pessoas fazem dela”. Para Cassapo, o termo tecnologia é amplo e significa a cristalização das ideias. Em se tratando da tecnologia de conectividade, é preciso entender algumas questões como, quais as suas consequências sociais nas organizações e sociedade, quais as responsabilidades dos indivíduos e qual o papel dela na sociedade e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Após a pergunta feita pela moderadora se, com a tecnologia, as pessoas estão se tornando ilhas, Luccheta abriu comentando que as organizações têm papel fundamental no cuidado com as relações pessoais e profissionais. “O acesso à informação é importante, mas há o desafio da colaboração e da confiança. A liberdade deve existir para se ter responsabilidade”, comentou ao abordar qual o limite das empresas na gestão da tecnologia com suas equipes. Neste ponto, Costa acredita que há duas formas das organizações lidarem com a questão. A primeira é treinar e confiar. A segunda, mais longa, porém mais efetiva, é inserir os colaboradores na cultura organizacional e deixar as regras muito claras a todos. “O único diferencial que gera competitividade é a cultura, o resto todo mundo pode copiar. E um dos elementos é qual a atitude que a cultura respeita e incentiva”, declarou. Opinião compartilhada por Cassapo ao falar sobre a perda de foco ao culpar as mídias sociais dos problemas de comportamento ou da empresa. “Isto é deslocar o problema, se não sonharmos juntos, qualquer coisa será culpada pela desmotivação. É importante endereçar as questões reais, que não estão nas mídias sociais, mas sim na cultura organizacional”, comentou.
O encerramento do evento teve a participação da vice-presidente da ABRH-PR, Susane Zanetti, que falou sobre a importância do voluntariado na entidade e das vantagens de se associar. Depois, o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Eduardo Amorim, entregou aos patrocinadores de gestão e parceiros (Lima Lopes Advogados, Risa, Odontoprev, Unimed, Gazeta do Povo, Imtep, Employer, WTC Curitiba e Grupo Uninter) uma homenagem da ABRH-PR.