CREA-PR promove 8˚ Congresso Estadual de Profissionais em Foz do Iguaçu

13 de maio de 2013


Evento  reúne áreas tecnológicas para discutir os marcos legais do Sistema CONFEA/CREA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) promove de 19 a 21 de maio, em Foz do Iguaçu, o 8˚ Congresso Estadual de Profissionais (CEP), com a presença de mais de 350 profissionais de todo Estado debatendo os marcos legais que regem o Sistema CONFEA/CREA.O tema central do evento – promovido a cada três anos – é Marco Legal: Competência profissional para o desenvolvimento tecnológico nacional – Quais são as mudanças pretendidas pela classe profissional nos atuais marcos normativos.

Durante o encontro, serão eleitas 20 propostas elaboradas pelos profissionais e que representarão o Paraná na edição nacional do evento, o 8˚ Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontecerá em setembro na cidade de Gramado (RS). Também em Foz do Iguaçu serão escolhidos 24 delegados para defender as propostas paranaenses no encontro nacional.

“A meta do Congresso é sensibilizar o universo profissional, mobilizar as lideranças, comunicar e integrar o universo profissional e a sociedade, aperfeiçoar o Sistema CONFEA/CREA, valorizar os profissionais e fortalecer suas entidades”, explica o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger.

Para o coordenador da Comissão Organizadora Regional do CREA-PR (COR), engenheiro civil André Gonçalves, é um conceito bastante democrático de discussão das normas que regulamentam as profissões. “O tema do Congresso permitirá a ampla abordagem dos marcos e consequentes propostas em todas as áreas, sem um direcionamento específico. Mas é claro que não ficarão de fora questões mais polêmicas, como a Resolução 1010 e a questão do salário mínimo profissional, das atribuições profissionais e da responsabilidade técnica”, diz.

Os principais marcos legais do Sistema CONFEA/CREA são a Constituição de 1988, a Lei 5.194/66, que regulamenta o exercício das profissões do Engenheiro e do Engenheiro Agrônomo e a Lei 6496/77, que institui a ART-Anotação de Responsabilidade Técnica na prestação de serviços de Engenharia e Agronomia; autoriza a criação da Mútua de Assistência Profissional, entre outras providências.

Participam do 8˚ CEP profissionais do Sistema CONFEA/CREA em situação regular junto ao CREA-PR e sem infrações éticas nos últimos cinco anos, estudantes de cursos afetos ao Sistema, convidados ou demais interessados, estes com direito somente a voz e não a voto.

Programa:

19.05

19h30 às 20h30 – abertura solene

20.05

9h15 – palestra âncora

10h – mesa redonda

14h às 18h – grupos de sistematização por eixo temático

21.05

8h15 às 12 – apresentação e aprovação das propostas

13h30 – apresentação de painéis

14h – apresentação do sistema de votação

14h15 – apresentação individual dos candidatos

14h45 às 16h – eleição dos candidatos a delegado para 8˚ CNP

14h45 às 16h15 – apresentação e votação das moções

16h15 – apresentação das moções das 20 propostas ao 8˚ CNP e dos 24 delegados eleitos

16h45 – encerramento solene

Contato