Empresas inovam nos critérios de seleção de funcionários

14 de março de 2013


Quem busca oportunidade no mercado de trabalho, principalmente no cenário corporativo, deve se preocupar com o perfil que mantém em redes sociais. Essas ferramentas de comunicação também têm sido avaliadas por empresas que buscam profissionais para seus quadros.

A coordenadora de Recursos Humanos da Nossa Gestão de Pessoas e Serviços, Eliane Ventura Catalano, concorda que atualmente as organizações estão buscando informações de candidatos em site de relacionamento. Por isso, ela recomenda a quem quer ser contratado ficar atento ao seu perfil em redes sociais. “As postagens feitas, na maioria das vezes, mostram a personalidade da pessoa, suas preferências culturais, sociais, opiniões etc. que podem pesar na hora da escolha de um funcionário”, observa Eliane.

No entanto, este tipo de avaliação não é decisiva para a contratação. Segundo Eliane, as empresas ainda recomendam aos Recursos Humanos a seleção de candidatos que atendam aos requisitos do cargo ou função a ser desempenhado em relação à prática e conhecimentos. “A formação acadêmica e experiência profissional são os fatores determinantes para a grande maioria das organizações na contratação, mas elas também querem avaliar capacidade de relacionamento, maturidade e valores pessoais”, esclarece.

Eliane assegura que o processo de recrutamento e seleção somente é satisfatório se a empresa for clara e objetiva sobre suas expectativas. “O empregador deve definir em detalhes o perfil do profissional que deseja contratar. Esse cuidado é o primeiro passo para que a contratação seja um sucesso”, afirma. Portanto, o profissional de recursos humanos deve avaliar o candidato considerando todas as informações prestadas pela empresa e estar atento às habilidades do candidato.

Entrevista, dinâmica de grupos, avaliação curricular e de desempenho são métodos eficientes e tradicionais aplicados para a contratação de funcionários e que geram bons resultados. Mas o empregador também deve mostrar aos candidatos benefícios que a empresa oferece. “O funcionário fica mais motivado a executar seus serviços sabendo que a empresa disponibiliza a ele condições de exercer sua função com segurança, num ambiente de trabalho saudável, com todas as garantias trabalhistas e com possibilidade de crescer na empresa”, explica Eliane.

Em relação à formação acadêmica é interessante o empregador verificar a veracidade das informações, considerando casos de falsificação de diplomas como uma alerta para que esta averiguação faça parte da rotina do processo de contratação, destaca Eliane.

E, por fim, Eliane afirma que o empregador deve sempre estar atento ao desempenho do funcionário, acompanhando sua atuação e buscando estimular e incentivar o profissional a se capacitar e se atualizar. “Hoje a qualidade do trabalho executado pelo funcionário é o fator mais importante para o empregador. É o diferencial da empresa e o que garante competitividade no mercado”.

foto_eliane-ventura-catalano

Contato