Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) comemora centenário

4 de fevereiro de 2026


Mais tradicional e relevante entidade de Engenharia do estado do Paraná celebra 100 anos em Semana marcada pelo reconhecimento público da sociedade e pela união de seus associados

 

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) comemora nesta semana o seu centenário com uma vasta programação que contempla a abertura oficial da Semana (02/02 às 19h), a palestra “O Impacto Das Mudanças Climáticas nas Obras de Engenharia”, com o Eng. Pedro Luiz Fuentes Dias (03/02 às 19h), o lançamento do selo dos 100 anos (04/02 às 19h), o Destaque na Câmara de Curitiba (05/02 às 19h30); o grande momento, que será o Jantar IEP 100 anos – Eu Faço parte dessa história, realizado no dia 06/02 (sexta-feira, às 19h30), no Salão Azul do Clube Curitibano, e o Reconhecimento Histórico na ALEP (09/02 às 18h30).

Fundado em 1926 por um grupo de engenheiros visionários na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o IEP consolidou-se como uma das mais tradicionais e influentes entidades de classe do país. Ao longo de um século, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento técnico, econômico e social do Estado, sempre guiado pela missão de promover conhecimento, fortalecer a valorização profissional e atuar como agente qualificado no debate público.

“O IEP tem reforçado sua atuação em temas estratégicos para o Paraná, como a participação no comitê de infraestrutura conjuntamente com o Movimento Pró-Paraná, ativo há mais de cinco anos, responsáveis por articular projetos como a segunda ponte Brasil-Paraguai, o novo modelo de pedágio, questões jurídicas da Ponte de Guaratuba e melhorias no Porto de Paranaguá”, lembra o Presidente do IEP, Eng. Eletricista Nelson Luiz Gomez. “Também estamos presentes nas discussões sobre o Programa de Exploração das Rodovias e o Modelo Econômico-Financeiro para a readaptação e otimização do contrato de concessão da BR-116/SP/PR, participamos da Comissão de Recuperação de Bens Ambientais Lesados, que administra recursos da multa aplicada à Petrobras, em comissões tripartites responsáveis por fiscalizar obras em rodovias e monitora temas como câmaras técnicas que avaliam as condições do sistema de freios de veículos pesados, tecnologia de “free flow” e pesagem dinâmica”, diz. “Nossa missão é oferecer base técnica para decisões públicas e assegurar que a sociedade esteja representada”, conclui.

Hoje, o Instituto reúne mais de 4,3 mil associados, entre engenheiros, arquitetos, agrônomos e geocientistas distribuídos em 214 municípios e 22 estados brasileiros, atuando como um verdadeiro polo de integração entre profissionais, academia, poder público e sociedade. Promove mais de 200 eventos anuais, entre palestras, cursos, visitas técnicas, cafés da manhã temáticos, lançamentos de livros e degustações.

Além disso, grandes eventos já compõem o calendário permanente da entidade, como o Aniversário do IEP, o Prêmio Enedina, a Semana Acadêmica de Engenharia, a Semana da Engenharia e o Prêmio Engenheiro do Ano – juntos, somando mais de 5 mil participantes por ano. Parte dessas atividades ocorre no edifício-sede próprio do IEP, de 16 andares, e no moderno Centro de Eventos Engenheiro Luiz Cláudio Mehl, com capacidade para 470 pessoas.

“Nosso propósito é reposicionar o IEP como a verdadeira ‘Casa da Engenharia’, um espaço permanente de convivência, produção técnica e protagonismo social. A Engenharia precisa estar onde as transformações acontecem, e o IEP é esse ponto de encontro”, destaca o Presidente. “O centenário é um convite para todos os profissionais, estudantes e parceiros da Engenharia. Estamos construindo um IEP moderno, colaborativo, plural, técnico e humano. A Engenharia precisa da sociedade, e a sociedade precisa da Engenharia”, finaliza Gomez.

A celebração dos 100 anos reafirma o compromisso do IEP em continuar sendo, no presente e no futuro, uma instituição de referência, capaz de articular conhecimento, inovação e desenvolvimento para o Paraná e para o Brasil.

Foto: Presidente do IEP, Eng. Eletricista Nelson Luiz Gomez.

 

Serviço:

Início da Semana do Centenário IEP

Data: 02/02 (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Centro de Eventos do IEP

 

Palestra “O Impacto Das Mudanças Climáticas nas Obras de Engenharia” com o Eng. Pedro Luiz Fuentes Dias

Data: 03/02 (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Centro de Eventos do IEP

 

Lançamento do selo dos 100 anos

Data: 04/02 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Centro de Eventos do IEP

 

IEP em Destaque na Câmara de Curitiba

Data: 05/02 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Câmara Municipal de Curitiba – CMC

 

Jantar IEP 100 anos – Eu faço parte dessa história

Data: 06/02 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Clube Curitibano, Av. Pres. Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde, Curitiba/PR

 

Reconhecimento Histórico na ALEP

Data: 09/02 (segunda-feira)

Horário: 18h30

Local: Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP

 

Sobre o IEP – Fundado em 1926, o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP é uma entidade precursora do Sistema Confea/Crea e traz em sua bagagem muitas conquistas e realizações, sempre alinhadas aos interesses da Engenharia paranaense. É a mais antiga das entidades de Engenharia do estado do Paraná e a quarta do país, e desde a sua origem, o IEP se destaca na luta pelos direitos da classe e pela defesa da Engenharia. Esta missão continua a ser exercida e se renova a cada ano, adequando-se às inovações tecnológicas e às mudanças de paradigmas de nossa sociedade.

Contato