Vencedores do 14º Prêmio Ser Humano 2025 são celebrados em solenidade especial

10 de julho de 2025


Na noite desta quinta-feira (03.06), a cerimônia de entrega do 14º Prêmio Ser Humano – edição 2025 reuniu profissionais e empresas que estão fazendo a diferença dentro e fora das organizações. O evento, realizado pela ABRH Paraná, consagrou iniciativas que vão além do crescimento profissional, promovendo ambientes de trabalho mais inclusivos, colaborativos e verdadeiramente humanos.

 

Com o propósito de valorizar projetos e práticas que melhoram a vida das pessoas no ambiente corporativo e na sociedade, o PSH reconheceu ações nas modalidades Desenvolvimento, Excelência Organizacional, ESG, Gestão de Pessoas – Jovem e Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas.

 

Nesta edição, o Prêmio recebeu 89 projetos inscritos, dos quais 76 chegaram à fase final. Todos foram avaliados com base em critérios como relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados, por uma comissão de 52 especialistas.

 

O Prêmio Ser Humano reafirma, a cada edição, seu papel essencial na valorização de iniciativas que colocam as pessoas no centro das estratégias e reconhece o esforço de quem transforma desafios em soluções com impacto positivo e duradouro.

Impactar vidas

“O que nos move são as pessoas. Hoje celebramos não apenas projetos vencedores, mas a coragem das empresas em investir em ações que impactam vidas e transformam a sociedade”, afirmou Édio Bertoldi, vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-BR.

 

Para ele, o protagonismo do Paraná tem se destacado no cenário nacional: “A ABRH Paraná, com seu trabalho consistente e voluntário, conquistou um papel de destaque no sistema. Sabemos o quanto é desafiador dedicar-se voluntariamente à transformação — e é isso que está acontecendo aqui. O Estado está ocupando o lugar que merece”, pontuou.

Representando o IEL, Rafael Delgado falou sobre a parceria com a ABRH-PR e a relevância das práticas reconhecidas. “É uma honra estar aqui numa noite que celebra o que há de mais essencial nas organizações: as pessoas. É o que dá sentido às empresas, valorizar estudantes e profissionais que promovem o desenvolvimento humano – é investir no futuro”.

Em sua mensagem, o vice-presidente da Fiep, Marcos Dybas da Natividade, comentou que não basta desenvolver a base industrial. É fundamental desenvolver líderes. “Por meio do IEL, temos intensificado ações de qualificação e inovação em gestão de talentos.

A empregabilidade é um dos grandes desafios da indústria paranaense e, nesse cenário, os profissionais de RH são agentes essenciais de transformação”. Reforçando a longa parceria com a ABRH-PR, assentiu que o Prêmio Ser Humano é uma vitrine de boas práticas e uma inspiração para tornar os ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.

Transformar a cultura

Ao se dirigir aos presentes, a diretora do Prêmio Ser Humano da ABRH-PR, Lúcia Fernandes, reforçou o propósito da premiação. “Este é um momento de reconhecimento das melhores práticas em gestão de pessoas, algo fundamental para o desenvolvimento do nosso mercado”.

 

Segundo ela, o prêmio está em expansão, anunciando que em 2025 foi registrado um crescimento expressivo, com 89 inscritos, ou seja, um aumento de quase 162% em relação à edição anterior. “É sinal de que estamos tocando mais empresas e lideranças”, disse. Ela também destacou a atuação da equipe organizadora e dos avaliadores. “Agradeço a todos que se expuseram, compartilharam suas práticas e confiaram no prêmio. Estamos consolidando uma cultura de valorização e transformação”.

A vice-presidente da ABRH-PR, Vera Mattos, enalteceu o protagonismo dos profissionais de RH e a evolução das práticas de gestão de pessoas. “O Prêmio Ser Humano reconhece pessoas e empresas que fazem as coisas acontecerem”.  Agradeceu aos envolvidos na organização da 14ª edição, destacando a dedicação dos avaliadores como elemento importante para o sucesso do evento.

 

“O DNA da ABRH Paraná é valorizar o protagonismo humano nas organizações. Aproveito para lembrar que o XVIII CONPARH abordará justamente esse tema: tudo que só o humano é capaz de fazer. As pessoas são, de fato, o motor da transformação nas empresas”, reforçou.

Compartilhar práticas

Encerrando a cerimônia, o presidente da ABRH-PR, professor Gilmar Silva de Andrade, reforçou o papel da entidade na promoção de iniciativas que colocam as pessoas no centro da estratégia organizacional. “É muito gratificante ver mais uma edição do PSH se concretizar com tantas práticas inspiradoras”.

 

Ele fez questão de reconhecer o empenho das empresas participantes: “Inscrever-se já é um desafio, mas compartilhar práticas que geram impacto real é um gesto ainda mais valioso”. Segundo Gilmar, essas iniciativas devem ser divulgadas e replicadas. “A ABRH Paraná tem o papel de dar visibilidade a essas experiências e estimular outras empresas a seguirem esse exemplo. Parabéns a todos que hoje serão reconhecidos”.

Os vencedores do 14º PSH 2025

 

MODALIDADE DESENVOLVIMENTO

1º lugar: Sanepar

Projeto: Jogos de Integração e Motivação – reafirma o compromisso da empresa com a integração, bem-estar e valorização dos colaboradores. A iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento da cultura organizacional e alinhamento às práticas ESG e à política de gestão de pessoas. E envolveu cerca de 1.000 empregados e familiares em 34 modalidades esportivas, gincanas culturais e técnicas.

 

2º lugar: Jacomar

Projeto: Acolhimento – primeira experiência do novo colaborador na empresa. Proporciona um ambiente de aprendizado e integração, base necessária para que desempenhe suas funções, desenvolvendo-se de forma estruturada. O projeto resultou em maior retenção de talentos, redução do turnover e aumento da produtividade.

 

3º lugar: Enaex Brasil

Projeto: Programa Jovens Profissionais – desenvolvido para preparar os colaboradores para desafios futuros, promovendo a perenidade organizacional.  A iniciativa impactou todas as unidades empresa, alcançando cerca de 30 participantes. Principais resultados incluem 93% de retenção, 39% de mobilidade interna e alta avaliação.

 

MODALIDADE – EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL

1º lugar:  Haze Shift

Projeto:  4 Dias de Trabalho, 100% de Excelência – adoção da semana de 4 dias (4dw), transformando a maneira como as pessoas se relacionam com o trabalho, promovendo um ambiente mais humano, focado em segurança psicológica, flexibilidade, inovação contínua e entregas de alto valor.

 

2º lugar – RH Center

Projeto:  10 Anos em Home Office – modelo inovador de home office, baseado em tecnologia, metodologia e protagonismo humano. Rompeu com práticas tradicionais, eliminou deslocamentos, reduziu custos operacionais, zerou o consumo de papel e permitiu contratações em todo o país.

 

3º lugar:  Grupo Akiyama

Projeto: Because We Care – iniciativa desenvolvida pelo time de cultura e gente com o objetivo de cuidar da saúde pessoal e profissional dos colaboradores. O programa promoveu o autocuidado de forma contínua e estratégica e beneficia cerca de 140 funcionários.

 

MODALIDADE ESG (AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA)

1º lugar: Risotolândia

Projeto: Raízes Risotolândia – teve como proposta promover o encadeamento produtivo, junto com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar por meio de capacitação técnica, práticas agroecológicas, mensuração de emissões de gases de efeito estufa e estratégias de acesso ao mercado.

 

 

2º lugar: Supremo Secil Cimentos

Projeto: Casa da Cultura Pedro Queiroz Pereira – ofereceu atividades gratuitas de ensino, recreação, cultura, esporte e lazer para colaboradores e a comunidade.  Em 2024, teve mais de 6 mil participações de crianças, jovens, adultos e idosos. Como resultados, a iniciativa registra fortalecimento do vínculo comunitário, melhora no acesso à educação complementar e desenvolvimento social.

 

3º lugar:  Zanlorenzi Bebidas Ltda

Projeto: Visita Guiada à Fábrica – o programa proporcionou uma experiência imersiva e um dia especial de aprendizado e diversão. Os visitantes conhecem o processo produtivo da indústria de bebidas. A iniciativa, alinhada a seus valores de sustentabilidade com ética e respeito, já impactou positivamente a vida de mais de 3 mil pessoas.

 

MODALIDADE GESTÃO DE PESSOAS – JOVEM

1º lugar: Aliare

Projeto: Aliflix – o programa “Nossos Valores em Cena” contou com ações híbridas, presenciais nas unidades físicas e on-line para colaboradores em modelo remoto. A ação reconheceu o profissional que mais se destacou na gestão de pessoas, com base em projetos que geraram valor para colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores e a sociedade.

 

2º lugar: Lojacorr

Projeto: Protagonistas do Futuro – o programa integrou as diferentes gerações da empresa e engaja os colaboradores mais jovens, por meio de encontros com foco em autoconhecimento, comunicação, postura corporativa e desenvolvimento de carreira, mentorias e hackathon prático para mitigar trabalho em equipe e resolução de problemas.

 

3º lugar: Lorena Azevedo

Projeto:  Gestão Jovem – o programa se inseriu nos princípios de cultura organizacional, gestão por competências e gamificação, e foi estruturado para reconhecer entregas, comportamentos e iniciativas alinhadas aos valores e metas da organização, garantindo critérios claros, equitativos e tecnicamente mensuráveis.

 

Modalidade – Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas

Renata Portela – Diretora de Recursos Humanos da empresa Scansource – Executiva com mais de 20 anos de vivência em organizações de médio e grande porte, de diversos segmentos, sempre objetivando crescimento sustentável, desenvolvimento de pessoas e processos que assegurem qualidade e busquem a excelência.

 

Comissão avaliadora

Adriane Marques, Ana Cláudia Mendonça, Ana Paula Feuser, Ana Paula Frizzo, Andrea Vaz, Antonio Tassini Jr, Arno Grahl, Benildes Vieira, Carmen Rocha, Cláudia Cadenas, Daniela Camoles, Deborah Cardoso Correa, Elenita Betlen, Eziel Paiva, Franciane Novais, Gabriel Metzler, Gabriela Mantovani, Gertrudes Stanislauski, Glaucia Soler, Hario Tieppo Jr, Humberto Souza, Jaqueline Becker, Joel Souza e Silva, Jomara Teixeira, Josiane Santiago, Juciele Freitas, Juliana Brandão, Juliane Silveira, Kallynka Bueno, Leandro Guilherme, Léia Cordeiro, Lindaura Vailatti, Loriane Camargo, Lucélia Ourique, Maíra do Vale, Marcia Morini, Maria Aliceclaro, Marinete Ferreira, Marjori Fernandes, Marta Barbosa, Mônica Simões, Patricia Cruz, Patrícia Martins Pereira, Paula Serafini, Ramiro Kaltowski, Rosa Endo, Silvana Ribeiro, Silvia Petreca, Tania Rinaldi, Thayanne F. Soares, Vanessa Riva e Viviane de Jesus.

 

Comitê Gestor PSH 2025

Lucia Fernandes; (Diretora), Alexsandra Granado, Aline Rigo, Fernanda Chaves, Maíra D´Angelis e Renata Castro.

Contato