Ação desenvolvida pela agência em parceria com a Globo e a Fundação propõe um chamado coletivo à conservação da natureza com intervenção na programação do Canal OFF no Dia Mundial do Meio Ambiente
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promoveu uma ação de alto impacto desenvolvida pela OpusMúltipla, agência do Grupo OM Comunicação Integrada, em parceria com a Globo. Às 19h, o Canal OFF saiu do ar por uma hora, exibindo uma tela de “chuvisco” com a mensagem: “O Canal OFF está off para você ver como a natureza pode fazer falta”. A provocação foi acompanhada de um QRCode que convidou o público a se conectar ao Instagram da Fundação, onde uma live de 24 horas esteve no ar com o mote: “ON pela Natureza”.
Convite à reflexão
Desenvolvida pela OpusMúltipla, a campanha é um convite à reflexão sobre o papel de cada um na conservação do meio ambiente. Para isso, a agência criou um Key Visual exclusivo, além de banners digitais veiculados em portais como g1 e globo.com (além do Globoplay), reforçando a presença da campanha no ecossistema digital da Globo.
A estratégia criativa partiu da ideia de que, se a natureza ficar off, nada mais permanece. Por isso, a programação do canal foi tirada do ar por uma hora, para que o impacto da ausência fosse percebido de forma literal. O desafio da OpusMúltipla foi criar uma campanha que não apenas comunicasse uma mensagem, mas que fizesse sentir a urgência do tema.
“A natureza precisa das pessoas unidas. E a realização dessa campanha é uma prova de união: o trabalho da OpusMúltipla somado a parceria da Globo e ao compromisso da Fundação Grupo Boticário com um mundo melhor. Além disso, a ação do Canal Off “off” também é um exemplo de solução 360º em comunicação que sempre caracterizou todas as empresas envolvidas”, diz Alexandre “Nego” Lee, vice-presidente de Criação da OpusMúltipla.
24 horas ininterruptas
A programação especial no Instagram da Fundação (@fundacaogrupoboticario) reuniu influenciadores, especialistas, atletas, ativistas e marcas parceiras em enquetes, quadros surpresas e ações reais com base no engajamento, durante 24 horas ininterruptas. E para conectar ainda mais o universo digital ao real, a Fundação irá plantar uma árvore para cada minuto da live – ou seja, 1.440 novas mudas. A proposta da transmissão de 24 horas foi concebida pela Fundação Grupo Boticário, com execução da Layer Up e colaboração da Tamer Comunicação.
Entre os nomes participantes da campanha estiveram Bruno Gissoni, Luigi Cani, Isabelle Nalu, Yanca Costa e Eduarda Melo (Biologueirinha), que compartilharam em suas redes como mantêm uma rotina conectada com a natureza.
A campanha “ON pela Natureza” marca os 35 anos da Fundação Grupo Boticário, reforçando seu compromisso com a conservação ambiental e a mobilização da sociedade em torno da causa. A Fundação já apoiou mais de 1.800 projetos ambientais em todos os biomas brasileiros e protege 11 mil hectares de reservas naturais, equivalentes a 70 Parques do Ibirapuera.
Serviço:
Instagram @fundacaogrupoboticario: live de 24h começa às 10h do dia 05/06
Ficha técnica da campanha
Criação e planejamento: OpusMúltipla, empresa do Grupo OM Comunicação Integrada e Fundação Grupo Boticário
Execução e colaboração: Layer Up e Tamer Comunicação
FICHA TÉCNICA
Agência Opus Múltipla
VP de Conteúdo e Integração: Mário D’Andrea
VP de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Diretora de Criação: Laura Larre Borges
Diretores de Arte: Diecica Ferreira, Eduardo Bueno e Larissa Abreu
Redatores: Alisson Noronha, Felipe Yarzon e Laura Larre Borges
VP de Atendimento: Juliana Arnulf
Diretora de Atendimento: Graziele Harumi Tanamati
Supervisor de Atendimento: Felippe Brana
Executivo de Atendimento: Guillermo Cossari
VP de Mídia: Adriana Felicissimo
Supervisor de Mídia: Gabryel Westfal
Planejamento: Cristina Hirama
Gerente de RTVC: Bianca Mascarenhas
Producer: Michele Franco
Estagiária RTV: Jeane Borges
Coordenador de estúdio: Helton Schnitzler
Arte-Final: Celso Santos
Arte-Final: Alexandre Valente
Arte-Final: Karla Cristina
Arte-Final: Marcellus Del Vecchio
Revisoras: Fabiane Ferreira e Maria Paula Mosimann
Globo
Equipe de Criação: Carlos Hohol, Cristiano Santos e Ricardo Moyano
Produtora Filme: CASAzeroCINCO
Produção Executiva: Cristiano Vaz
Direção: Tiago Galan
Montador: Tiago Galan
Pós-Produção: CASAzeroCINCO
Delivery de cópias: Onda Finalização
Produtora de Áudio: TORO;
Direção Executiva: Kelson Diego;
Direção de Criação: Dani Zan e Kelson Diego;
Produção Musical: Tiago Mendes;
Sound Design: Tiago Mendes;
Mixagem e Masterização: Tiago Mendes;
Head de Projeto: Ricardo Betim