Estudo analisou 12 indicadores tendo como referência o ano de 2012, dentre eles hora extra, absenteísmo, treinamento e acidentes de trabalho nas empresas
Será lançado no dia 19 (quinta-feira), às 07h30 no Hotel Bourbon, o “5° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos”, estudo produzido pela Bachmann & Associados Ltda., empresa especializada em indicadores de desempenho e benchmarking, em parceria com a ABRH-PR e o ISAE. A pesquisa traz uma análise da gestão de pessoas no Paraná, baseada nos dados de 2012, com a participação de 176 organizações, e uma amostra com mais de 200 mil colaboradores. Esta edição do Benchmarking avaliou 12 indicadores, como Absenteísmo, Rotatividade e Grau de Terceirização.
Segundo Dórian Bachmann, da Bachmann & Associados, os segmentos com participação mais expressiva foram o Metalúrgico e da Construção Pesada. “Nesta edição ampliamos o número de setores analisados em separado. Além de Indústria e Serviços, acrescentamos Comércio e Administração Pública, gerando benefícios para as comparações”, afirma Bachmann.
Para Daviane Chemin, presidente da ABRH-PR, o Benchmarking se torna uma referência importante para os dilemas organizacionais, pois traduz o que é necessário para compreender os impactos da dinâmica de gestão de pessoas e que refletem diretamente no sucesso dos negócios. “O material traz aspectos que influenciam a produtividade e a realização profissional, a luz dos processos de gestão empresarial. Nesta fotografia estruturada e qualificada, com indicadores sólidos de gestão de pessoas, o entendimento organizacional se amplia, possibilitando não só um processo de tomada de decisão com maior assertividade, mas também o desenho de novas estratégias que garantam um futuro promissor para as empresas”, afirma.
O presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho, confirma a importância da pesquisa para o desenho de estratégias mais competitivas e sustentáveis, baseadas em metodologias e indicadores de qualidade, às empresas. “O Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos, desde a sua criação, vem se mostrando um forte instrumento de análise que deve servir de insumo para a condução mais assertiva da gestão das empresas. O relatório não traz apenas um panorama de dados do segmento de recursos humanos, mas um forte mecanismo para embasamento de tomadas de decisões estratégicas de reforço”, diz.
Entre os resultados da mostra estão:
– A Rotatividade média anual nas empresas da amostra foi de 40,4%. É o índice mais baixo dos últimos três anos, revertendo a tendência observada desde 2009. “Este resultado provavelmente decorre do desaquecimento no mercado de trabalho pelo segundo ano consecutivo”, diz Bachmann.
– A Retenção 90 dias média (82,7%) foi semelhante a dos anos anteriores. Os destaques são para a Administração Pública pelo maior valor (94,6%) e o Comércio, com o menor valor (77,9%).
– A média de Absenteísmo foi de 4,6%, enquanto o Absenteísmo Médico respondeu por 37% das ausências.
– A prática da Hora Extra está disseminada nas empresas, na média, 5,1% do tempo trabalhado foram horas extras pagas. “Em algumas organizações, o volume é significativo, o que indica a necessidade de ações corretivas”, diz Bachmann.
– O tempo dispendido em Treinamento em 2012 correspondeu, em média, a 2,5% do tempo total trabalhado – aproximadamente 67 horas por empregado no ano. “Este resultado, bastante positivo, foi fortemente influenciado por alguns setores, como o de concessionárias de veículos, que fizeram um forte investimento em capacitação”, avalia Bachmann.
– Embora 33 organizações (19,2% da amostra) não tenham reportado acidentes com afastamento, a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (TFCA) média da amostra foi de 10,22 acidentados por milhão de hora trabalhadas. “Esse valor, embora semelhante ao do ano anterior, é muito elevado e aponta a necessidade de ações preventivas mais fortes”, conclui Bachmann.
O evento de lançamento do 5° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos é patrocinado pela Odontoprev.
Serviço – Lançamento 5° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos
Data: 19/09 (quinta-feira)
Horário: 07h30 às 10h
Local: Hotel Bourbon – Cândido Lopes, 102
Inscrições e informações: abrh-pr@abrh-pr.org.br ou (41) 3262-4317