UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Yokohama lança no Brasil pneu com óleo de laranja

6 de maio de 2010


advan_a005_pneu_pista_secaTecnologia desenvolvida pela Yokohama resulta em um pneu ecológico, mais flexível, com melhor resistência e aderência às pistas de corrida

Referência em todo mundo devido às modernas pesquisas e inovadoras tecnologias, a Yokohama mais uma vez surpreende o mercado automobilístico ao recorrer ao óleo de laranja como forma de ampliar resultados e performance, além de contribuir com a preservação do meio ambiente reduzindo o uso de derivados do petróleo.

O desenvolvimento dos chamados Pneus Eco Racing foi iniciado em 2008 e testado na pré-temporada e nos eventos de corrida de 2009 da Super Taikyu Series (campeonato de endurance japonês). O óleo de laranja possui uma afinidade muito grande com a borracha, sendo fácil de misturar em polímeros. O resultado dessa inovadora experiência foi um produto com maior aderência, menor perda de performance, melhor dirigibilidade e estabilidade e menor desgaste.

Normalmente, a borracha dos pneus de corrida chega a uma temperatura muito elevada, cerca de 100℃. Ao misturar o óleo de laranja ao composto, ocorre um aumento da resistência dos pneus às altas temperaturas, proporcionando também um maior nível de aderência. “O óleo de laranja modera a degradação dos pneus, pois mantém uma melhor característica de aderência mesmo em uma escala de temperatura elevada”, explica o gerente técnico da Yokohama Rubber Latin America, Moises Rioseco.

Outro fator positivo é a diminuição de produtos derivados de petróleo na manufatura do pneu, contribuindo com o meio ambiente. “A possibilidade da coexistência de automobilismo com a preservação ambiental atrai olhares da indústria e da imprensa em todo o mundo”, ressalta Rioseco. A Yokohama é líder mundial em novas tecnologias focadas na redução de consumo de CO₂.

Para 2010, está prevista a utilização dos pneus com óleo de laranja no World Touring Car Championship (WTCC), no IMSA GT3 Challenge e no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. O pneu produzido pela Yokohama com óleo de laranja mostra a grande preocupação da empresa com o futuro do planeta. “Uma empresa como a nossa precisa estar cada vez mais em sintonia com o meio ambiente, por isso o pneu produzido com óleo de laranja é verdadeiramente um pneu ecologicamente correto. Estamos pensando no hoje, mas com os olhos voltados para o futuro e no imenso legado que deixaremos para as próximas gerações”, finaliza o diretor de marketing da Yokohama Brasil, Wagner Fernandes dos Santos. Informações: 0800-7040606 – www.yokohama.com.br

Contato