Vinho e suco de uva reconhecidos como aliados da boa saúde

20 de dezembro de 2010


A última edição do Globo Repórter, transmitida na sexta-feira (17), apresentou um programa especial sobre os benefícios do consumo do vinho e do suco de uva para o ser humano. Entre as informações abordadas, estavam dados que comprovam que as substâncias presentes no vinho podem evitar a morte de células cerebrais, diminuir o risco de doenças do coração, ajudar no combate ao diabetes, hipertensão e excesso de colesterol e auxiliar no combate ao câncer associado à quimioterapia; e que o suco de uva previne doenças e aumenta a expectativa de vida.

Uma das bebidas mais degustadas no mundo, o vinho está associado ao bem estar e à qualidade de vida, desde que consumido com moderação. A uva possui água, vitaminas, taninos e sais minerais e é recomendada por especialistas para reduzir, entre outros, o risco de doenças. Os polifenois são elementos encontrados, principalmente, nas cascas e nas sementes das uvas. Entre os polifenois está o resveratrol, uma substância poderosa produzida pela videira para proteger as uvas do calor, da umidade e das doenças que atingem a plantação. Suas características terapêuticas são muito eficazes no combate aos radicais livres e a hipertensão, ou seja, as propriedades da fruta reduzem o risco de doenças coronárias e combatem ao envelhecimento e ao câncer.

Suco, uma opção para todas as idades

Uma opção igualmente benéfica e saudável ao corpo é o suco de uva natural, um produto integral que passa por um processo produtivo semelhante ao do vinho, apenas sem a fermentação que resulta na formação do álcool.

A Famiglia Zanlorenzi Grupo Vinícola, maior indústria de vinhos de mesa do Brasil e também grande produtora do suco de uva, investe na produção deste que a cada ano aumenta a sua representatividade no mercado nacional. Para o diretor-presidente da empresa, Giorgeo Zanlorenzi, esses benefícios são potencializados quando o suco é totalmente natural, ou seja, produzido com o próprio suco da fruta sem adição de qualquer outro elemento. “A diferença dos sucos integrais, como produzimos na companhia, dos sucos concentrados e o suco de caixinha (longa vida) é a total ausência de conservantes, água ou açúcar. Assim, a bebida é mais saborosa e saudável”, afirma. Os benefícios são tão reconhecidos que o suco de uva da Vinícola Campo Largo recebeu recentemente o Selo de Aprovação SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

Só faz bem

O suco de uva colabora na prevenção de doenças, reduz a formação de placas de gordura, que podem entupir as artérias, combate a fadiga e a anemia.

Colabora com o sistema circulatório e ajuda a aumentar o nível HDL, o bom colesterol.  “O resveratol é um antioxidante natural responsável pela eliminação de gordura, atuando na desobstrução das artérias. Além disso, a presença de vitaminas, fibras e carboidratos auxiliam na reposição de energia ao corpo”, explica o enólogo da Famiglia Zanlorenzi, Mateus Poggere.

Maior produtora de vinhos de mesa do Brasil, a Famiglia Zanlorenzi disponibiliza ao mercado cerca de 2 milhões de litros de suco de uva por ano. “Apostamos no consumo do suco porque ele está diretamente ligado ao conceito da saúde, um importante aspecto da vida das pessoas nos dias de hoje. Acreditamos muito no nosso produto e seus benefícios para a saúde, pois o nosso suco sim é uva e nada mais, que se difere da maioria dos concorrentes por não conter conservantes”, complementa Zanlorenzi. Serviço: (41) 3032-9951 / www.famigliazanlorenzi.com.br

Contato