Vinhos de destaque no cenário nacional e de grande notoriedade no Rio Grande do Sul foram apreciados em jantar harmonizado, na sede da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV), em Porto Alegre (RS).
Entre os vinhos degustados está o Primiero 2009, da Villaggio Bassetti, vinícola de empresários curitibanos, de São Joaquim (SC), na serra catarinense. Elaborado 100% com uvas Cabernet Sauvignon, o vinho tinto de altitude ficou em primeiro lugar na degustação às cegas e empatou com outro rótulo na harmonização com o jantar.
Participaram da degustação o presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV-RS), Jorge Ducati, e a diretora técnica da entidade, Myriam Kapczinski.
Sobre a Vinícola Villaggio Bassetti – A Vinícola Villaggio Bassetti é resultado da união dos irmãos Villaggio Bassetti, de Curitiba (PR). Localizada a 1.250 metros de altitude, em um terreno de 50 hectares na região de São Joaquim, em Santa Catarina, os primeiros vinhedos da Vinícola foram implantados em 2005. A safra inicial foi colhida em 2008, com o lançamento no mesmo ano do Primiero 2008. Para se manter fiel aos seus princípios na elaboração dos vinhos, os empresários foram buscar na França mudas especiais para região catarinense e, na Itália, a tecnologia e o maquinário para produzir a bebida. A consequência do investimento, dedicação e paixão é o reconhecimento por parte do público especializado aos quatro rótulos lançados pela Vinícola e, principalmente, a elaboração de vinhos especiais e encantadores em um novo terroir brasileiro. Atualmente, a vinícola disponibiliza ao mercado os vinhos Primiero, Montepioli, Sauvignon Blanc, Rosé.