UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Veja publica direito de resposta do PT

9 de agosto de 2010


Cumprindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral, Veja publicou, na página 80 da edição desta semana, direito de resposta do Partido dos Trabalhadores. “Em defesa de sua honra, de seus dirigentes, filiados e militantes, e em respeito à população brasileira, que tem o direito de ser corretamente informada, o Partido dos Trabalhadores vem desfazer inverdades publicadas pela revista”, diz o texto.

Na edição da semana passada, Veja publicou a reportagem “Indio acerta o alvo”, repercutindo declaração dada por Indio da Costa, candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra, sobre ligações de “membros do PT com a Farc e seus narcoterroristas”.

“Ao longo de sua existência, o PT demonstrou que não transige com o crime nem se relaciona com o narcotráfico. Afirmar o contrário, como fez a revista Veja, é transigir com a verdade”, responde o PT.

Nas duas páginas seguintes, 81 e 82, Veja traz reportagem questionando o direito de resposta concedido pelo TSE ao PT. Intitulado “A resposta do direito”, o texto trata a decisão como o “primeiro precedente grave” após a derrubada da Lei de Imprensa, em abril do ano passado.

“Decisão de tribunal se cumpre. Mas ficou claro que a concessão do direito de resposta ao PT criou o primeiro precedente grave depois que o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a Lei de Imprensa”, afirma a revista.

Segundo a revista, em nenhum momento o julgamento do TSE questionou a veracidade das informações publicadas na reportagem que gerou o direito de resposta. “Então a imprensa pode ser punida por dizer uma verdade inconveniente em período eleitoral, mas aceitável fora dele?”, pergunta Veja.

Fonte: Comunique-se

Contato