Professor, consultor e autor do livro “8 Ps do Marketing Digital”, Conrado Adolpho, esteve em Curitiba na última sexta-feira (23) para falar sobre a carreira na área de Marketing Digital. Com o tema “Como começar uma carreira em Marketing Digital e dar certo”, Adolpho falou para um auditório lotado, composto por profissionais, estudantes, gestores e executivos que atuam na área ou pretendem ingressar no segmento de Marketing. Durante a sua apresentação, Adolpho ensinou os princípios para obter sucesso em Marketing Digital, “é uma área nova e poucas pessoas sabem de fato o que fazer nela”, disse. Conectada a esta realidade, a ESIC Business & Marketing School oferece o programa Master em Direção de Comunicação e Publicidade Digital, que proporciona uma ampla visão do mundo da comunicação, com especial ênfase na área de Marketing. “Trata-se de um programa avançado que os profissionais da área ou interessados em ingressar no segmento podem optar por cursar, tanto no Brasil, quanto na União Europeia”, diz o coordenador de Masters, MBAs e Executive Education da instituição no Brasil, Alexandre Weiler. Mais informações sobre este e outros cursos da instituição podem ser obtidas pelo e-mail comercial@esic.br.
Para ele, o Marketing Digital é o “bom e velho marketing”, porém com aplicações em uma nova economia, em um mundo mais rápido e interativo. “Com novas regras em termos de geografia, em termos de transferência de renda e de formas de se fazer dinheiro, o ‘digital’ é apenas um sobrenome do marketing. Para entender de Marketing Digital deve-se primeiro entender de Marketing”, explicou.
A metodologia 8Ps (Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização, Precisão) também faz parte do conceito do Marketing Digital, já que foi criada para o Marketing de uma nova economia. A diferença, segundo o consultor, é que ela leva em conta mudanças no ambiente que antes não eram contempladas. “O consumidor ativo com seus notebooks, smartphones, tablets e outros gadgets influencia demais no comportamento do mercado e modifica a maneira das empresas comunicarem suas marcas”, falou Adolpho. A metodologia 8Ps está atenta e prevê essas mudanças, traçando um mapa para lidar com elas e obter sucesso nesse mercado. Ele enfatizou que o ser humano é o mesmo e as ferramentas do Marketing Digital têm suas raízes nos conceitos de Marketing. Portanto, a tecnologia passou a fazer parte do Marketing e os mundos virtual e real são uma única coisa. “Os conceitos são os mesmos, mas a maneira como são aplicados é que muda”, disse.
A avaliação do professor é que o mercado de Marketing Digital ainda tem muito para crescer. As empresas pedem por este profissional que, além de reunir informações sobre a área, também entende de tecnologia interativa e psicologia do consumidor. Adolpho prevê que a carreira de Marketing Digital será uma das grandes vedetes das próximas décadas. “O que temos que entender, porém, é que o escopo do profissional de Marketing Digital é maior que o escopo do que entendíamos como profissional de Marketing tradicional. O primeiro trafega pelas Exatas e pelas Humanas com igual maestria. E são poucos os profissionais que têm tal habilidade”, finalizou.
Confira as próximas palestras da ESIC Business & Marketing School no site: www.esic.br/palestras ou pelo comercial@esic.br .