UltraCheese tem Selo Verde nas fábricas de queijo e reduz a emissão de quase 1,5 mil toneladas de CO₂ usando energia de fontes renováveis

28 de abril de 2022


Com um dos mais completos e diversificados portfólios de queijos do mercado brasileiro, a UltraCheese tem colecionado conquistas. Sob administração do fundo de investimentos Aqua Capital, a plataforma proprietária das marcas Lac Lélo, Cruzília, Búfalo Dourado e Itacolomy fechou 2021 com faturamento de R$ 700 milhões e crescimento médio de 30% nos últimos quatro anos.

 

Com perspectiva de crescer 25% ao ano até 2025, a UltraCheese também tem dedicado investimentos à promoção de ações de responsabilidade social, ambiental e de governança, pautando sua atuação com base com nos princípios ESG. Entre as inúmeras realizações, está o desenvolvimento de processos de produção cada vez mais sustentáveis, com destaque recente à certificação Selo Verde, emitido pela Ludfor em abril deste ano.

 

O selo é concedido às empresas que utilizam energia limpa proveniente de fontes incentivadas pelo governo. “Com a abertura do mercado livre de energia, passamos a adquirir o insumo de usinas de fontes diversas, como eólica, solar, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e centrais geradoras hidrelétricas (CGH)”, conta Renan Marangoni, Gerente de Manutenção da UltraCheese.

 

Três unidades da UltraCheese já receberam o Selo Verde: a fábrica em São João do Oeste (SC) reduziu a emissão de 919,788 toneladas de CO₂, a fábrica localizada em Trindade (G0) reduziu a emissão de 308,361 toneladas de CO₂ e a unidade situada em Cruzília (MG) reduziu a emissão de CO₂ em 258,483 toneladas. Juntas, as unidades certificadas, contribuíram para preservar o equivalente a 41.349 mudas de árvores em um ano.

 

Para obter o Selo Verde, as empresas que compram energia do mercado livre passam por uma rigorosa análise de dados que seguem metodologias internacionais, como o GHG Protocol Corporate Standart e Greenhouse e o Gas Protocol Iniciative Intergovernamental Panel On Climate Change (IPCC). As metodologias são utilizadas em todo o mundo e mensuram os impactos da emissão de CO₂ nas mudanças climáticas, criando padrões para que as corporações possam adotar medidas de preservação de recursos naturais. “Com o certificado de energia renovável, a empresa pode neutralizar emissões de gases de efeito estufa e estar alinhada com um futuro mais sustentável”, complementa Marangoni.

 

Sobre a Ultracheese – A UltraCheese foi criada a partir do sonho de ser a melhor e mais completa plataforma de cremes e queijos do país. A marca integra o fundo de investimentos independente Aqua Capital, que tem como objetivo a expansão de empresas de médio porte dentro da cadeia de valor do agronegócio no Brasil e na América do Sul. No portfólio, constam queijos, manteigas e cremes de queijo para o dia a dia, queijos únicos e exclusivos para momentos especiais, além de uma linha de derivados premium de leite de búfala. O amor pelo leite e a preservação da verdadeira arte de fazer cremes e queijos é o que uniu a Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy neste grande projeto.

 

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