UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Sites aderem a botão Like do Facebook

23 de setembro de 2010


“Gostei” dos usuários vira ferramenta de divulgação de conteúdo de páginas e gera incremento de tráfego e vendasDiretor da rede social diz que funcionamento é similar à distribuição de anúncios para um círculo de amigos

DO “FINANCIAL TIMES”

O botão Like, criado pelo Facebook em abril, está ganhando espaço rapidamente entre as empresas de comércio eletrônico e mídia, que viram saltos de tráfego e de vendas depois de começar a utilizá-lo.
O botão permite que os usuários assinalem a sua afinidade por uma marca, um item ou um produto, e transmitam essa informação na rede social. Desde que foi criado, mais de 350 mil sites o instalaram.
“O que vemos é o Facebook estendendo seus tentáculos por toda a internet”, disse Jeremiah Owyang, analista do Altimeter Group.
O Facebook já é uma grande fonte de tráfego para muitos site populares, conduzindo visitantes a outras páginas por meio dos links que seus 500 milhões de usuários compartilham. Devido à facilidade de uso, o botão Like acelerou essa tendência.
O IMDB, um banco de dados sobre cinema e filmes, viu o tráfego recebido do Facebook dobrar depois que instalou o botão. Já no site de notícias da rede de TV ABC, o tráfego cresceu 250%.
O Tea Collection, site que vende roupas infantis, está usando o botão para permitir que usuários votem nos itens que desejam ver em promoção. Como resultado, os modelos mais populares tiveram seus estoques esgotados em um dia, e as vendas foram dez vezes acima da média.
Bret Taylor, diretor de plataforma do Facebook, disse que o botão tornou mais fácil a divulgação viral do conteúdo de sites. “Trata-se de geração de demanda. É como ver um anúncio e sair distribuindo cópias para os amigos.”
Agora, empresas estão descobrindo novos usos para o botão Like. O TheFind.com, site de comparação de preços, na semana passada inaugurou uma seção que refina resultados com base nos sites que o usuário tenha assinalado com o botão Like.
O Facebook também será beneficiado. Quando usuários registram suas preferências, o Facebook está sutilmente compilando um mapa da internet, o que é parte da rivalidade cada vez maior entre a empresa e o Google.
Enquanto o Google indexa a web e emprega seu algoritmo para determinar o que é mais relevante, o Facebook atribui essa função aos seus usuários.

Contato