O diretor presidente da OpusMúltipla, Rodrigo Havro Rodrigues, assumiu a presidência no Paraná da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), que realizou nesta terça-feira (30) a cerimônia de posse coletiva da nova gestão para o biênio 2017/2019.
O publicitário Mario D´Andrea (Dentsu) foi eleito presidente nacional da entidade, tendo como Vice-Presidentes Eduardo Simon Pereira (DPZ&T Comunicações), Gal Barradas (BETC Brasil) e Marcio Oliveira (Lew´Lara/TBWA).
Junto com Rodrigo Rodrigues, atuarão no capítulo Paraná da entidade Fhabyo de Oliveira Matesick (Tif Comunicação), como Diretor de Relações Interassociativas, e Ciro Cesar Zadra (CCZ), como Diretor Administrativo Financeiro.
“A Abap é a maior entidade representativa de agências de publicidade da América Latina e suas agências respondem por mais de 70% de todo investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de 3,2 mil profissionais e 4,1 mil clientes”, diz Rodrigues, lembrando que a entidade, criada em 1949, foi moldada na Associação Americana de Agências de Publicidade, que completou 100 anos em 2016.
Entre as realizações da Abap estão a co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (Forcom), o Fórum de Produção Publicitária e o Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC). Além disso, a Abap inspirou a Lei n° 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda e contribuiu de forma decisiva para a aprovação da Lei n° 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas.