Reforma trabalhista não irá mexer nos direitos dos trabalhadores, garante especialista

18 de maio de 2017


Diretor da EACO Consultoria e Contabilidade, Euclides Locatelli, acredita que as mudanças podem contribuir para aumento de salários e benefícios

 

 

Em discussão no Congresso Nacional, a reforma trabalhista mexe com os ânimos de empregados e empregadores. Isso porque as propostas repercutem diretamente em alterações na Consolidação das Leis de Trabalho – CLT e na Lei n° 6.019/1974 que trata do trabalho temporário. O objetivo é flexibilizar as leis, viabilizar e simplificar as relações contratuais.

 

Um dos pontos que mais levanta polêmicas diz respeito ao trabalho temporário. A reforma prevê contratos de até 120 dias, prorrogáveis por igual período, em frente às regras atuais, de 90 dias. Os críticos falam em precarizar as relações de trabalho e no aumento da contratação de profissionais temporários, ao invés de CLT. Por outro lado, os favoráveis falam que, em momentos de crise econômica, é uma opção interessante pois mais pessoas se manteriam economicamente ativas no mercado formal. “Os trabalhadores mantem todos os direitos consagrados na CLT, inclusive ficam assegurados enquanto prestarem serviços ao tomador, os mesmos benefícios oferecidos aos empregados”, garante o contador Euclides Locatelli, diretor da EACO Consultoria e  Contabilidade. Para ele, não há razões para retaliações ou preocupações, pois a reforma “beneficia a empresa, o trabalhador, a economia e o desenvolvimento social do Brasil”.

 

São diversas propostas de alterações, algumas mais sensíveis à relação entre empregador e empregado, como os acordos sindicais serem vistos como lei e a flexibilização da jornada de trabalho. “A reforma foi baseada em três premissas básicas: a liberdade para as negociações, a segurança jurídica e a simplicidade. Hoje, muitas empresas não têm previsibilidade em investimentos e contratações, pois devem contar com o imprevisto de processos trabalhistas e decisões do Judiciário”, diz Locatelli. Ele vê a reforma como uma evolução, para se obter uma melhor harmonia na relação capital e trabalho.

 

O ajuste nos contratos de trabalho é uma demanda antiga de uma grande parcela dos profissionais no Brasil. Sejam empreendedores, RHs, contadores, advogados, entre outros. Até mesmo os novos empregados estão buscando mais versatilidade e liberdade no cenário organizacional. E os entusiastas das mudanças ainda dizem que, com mais flexibilidade é possível melhorar os salários. “Quanto à remuneração, a reforma cria um ambiente de melhores ganhos ao trabalhador. Com menor custo para as empresas e um diálogo mais produtivo, a tendência é reverter em melhores salários e mais benefícios”, finaliza Locatelli.

 

Sobre a EACO –

A EACO Consultoria e Contabilidade, com sede em Curitiba, atua no segmento há quase 40 anos, e tem como meta prioritária a excelência na prestação de serviços, pautada sempre no conceito de que a contabilidade é a ferramenta vital para a gestão de negócios. É pioneira na informatização de processos contábeis e mantém investimentos em tecnologia de ponta visando agilidade e otimização dos sistemas. Coordenada pelos empresários Euclides Locatelli e Dolores Biasi Locatelli, a empresa se consolida no mercado pela confiança, credibilidade e reconhecimento, frutos do trabalho de uma equipe de profissionais competentes, comprometidos e que dedicam seus esforços e talentos para prestar um serviço de qualidade.

 

Serviço – EACO Consultoria e Contabilidade

Contatos: (41) 3224-9208 – www.eaco.com.br

Euclides Locatelli_web

Contato