Referência para a engenharia paranaense

8 de maio de 2012


CREA-PR abre edital para licitação que contrata os projetos complementares de engenharia e arquitetura

Está aberto até o dia 16 de maio o processo licitatório de contratação dos projetos complementares de engenharia e arquitetura para a nova sede do CREA-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná), a ser construída em Curitiba. O projeto, de autoria do arquiteto portoalegrense Jean Grivot Avancini, promete ser referência para a engenharia paranaense e também em green building no Brasil. “O cronograma prevê a conclusão dos projetos neste ano, com o término da obra no final de 2014”, destaca Heverson Aranda, assessor da presidência do CREA-PR e gestor do projeto da nova sede.

O projeto do CREA-PR nasce de dois gestos sustentáveis: o primeiro diz respeito ao emprego de uma técnica construtiva adequada ao terreno, que parte da não-escavação de subsolos devido ao nível elevado do lençol freático e ao alto custo. O segundo tange a criação de um conjunto bioclimático harmônico aos usuários do edifício a partir de uma correta orientação solar norte-sul e da ampliação de espaços de convívio. Serão utilizadas estruturas leves, desmontáveis e recicláveis.

Segundo o arquiteto Jean Grivot Avancini, o projeto da nova sede deverá contemplar, ainda, outras tecnologias que garantirão sua sustentabilidade, tais como o recolhimento e reutilização de águas pluviais em vasos sanitários e jardins, captação de energia solar para aquecimento de água e redução do consumo da rede elétrica, brises para proteção solar na fachada norte, vidros duplos em todas as fachadas, utilização de tecnologias construtivas “limpas” – mescla de estrutura metálica e concreto pré-fabricado e utilização de matérias primas certificadas. “Entretanto, sustentabilidade é mais do que isso. Entendo sustentabilidade como ‘economia de recursos’ em todos os níveis. O ‘partido arquitetônico’ adotado para este projeto é fundamental na medida em que utiliza principalmente este desnível natural do terreno sem escavações profundas e orienta o prédio principal para Norte e Sul a fim de propiciar o máximo controle sobre a insolação em suas áreas internas. Cabe lembrar ainda que, diferentemente de outros prédios comerciais, este tem áreas de convívio amplificadas e um conjunto de escadas abertas que estimula o uso ‘saudável’ da edificação”, explica Grivot, que assina o projeto juntamente com Carolina Souza Pinto e Lucas Obino Martins.

Ele conta que uma ampla praça servirá como foyer e palco para eventos abertos. As circulações serão amplas e voltadas para o visual dos prédios e da cidade. “Não tenho dúvidas que trabalhar neste espaço do CREA-PR será uma atividade muito agradável e estimulante para os técnicos que ajudam a dissiminar, cada vez mais, projetos de qualidade nas cidades do Paraná”, diz o arquiteto.

Edital – O edital n˚ 018/12-concorrência n˚ 001/12 dá continuidade a um processo inaugurado em 2009, quando o Conselho promoveu, em parceria com o IAB-PR (Instituto de Arquitetura do Brasil-departamento Paraná), um concurso público para eleger o melhor projeto de edificação sustentável. O concurso teve a participação de 125 profissionais de todo o País e a obra eleita é de autoria do arquiteto portoalegrense Jean Grivot Avancini, do Hype Studio, em co-autoria com Carolina Souza Pinto e Lucas Obino Martins.

O edital, inserido na modalidade técnica e preço, tem valor máximo pago de R$ 1,2 milhão e pode ser acessado no link http://www.crea-pr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=514&Itemid=96
A abertura dos envelopes acontecerá no dia 16 de maio, às 9h10, na sede do CREA-PR de Curitiba. Informações: 0800-410067.

Contato