Rede Social Corporativa é desafio às empresas

9 de dezembro de 2011


eluxcityElectrolux é um exemplo bem sucedido da eficácia desta ferramenta

Uma pesquisa publicada pelo Instituto de Pesquisas Gartner mostra que as redes sociais vão movimentar 10,3 bilhões de dólares até o final de 2011 no mundo, um crescimento de 41,4% em relação a 2010. As companhias projetam investimentos no setor, mas não se sentem preparadas, ainda de acordo com a pesquisa.

Um case neste sentido é a Electrolux que desde 2009 trabalha com a rede social corporativa da Learnway, uma Cidade Virtual® chamada de Eluxcity, destinada à rede de colaboradores que atuam no pós venda da indústria. Concebida e desenvolvida pela Learnway, a Cidade Virtual® é uma rede social corporativa que agrega inúmeras ferramentas, como o CityBook, uma página pessoal que sugere amigos com base nas afinidades profissionais aos moldes do Facebook, manuais internos, circulares, dicas, revistas, vídeos informativos e motivacionais, a calçada da fama (reconhecimento aos colaboradores com as melhores práticas), galeria de artes, entre outros.

Segundo Ana Paula Liz, coordenadora de Treinamento da Electrolux, o objetivo da indústria ao buscar esta opção de rede social corporativa era de aumentar a freqüência de acesso aos cursos de e-learning na rede pós venda, aproximar esses profissionais à marca e criar um canal interativo entre a indústria e a rede. “Após dois anos de uso da Eluxcity, a Electrolux percebeu um aumento de 325% na adesão dos cursos”, afirma. Atualmente, 3.741 colaboradores estão cadastrados na Cidade Virtual, dos 4 mil que a Electrolux possui no país.

Cidadão na rede social

Para Giuseppe Mosello, diretor da Learnway, um dos principais pontos que difere a de uma rede social corporativa é fato do usuário se sentir um “cidadão” o que determina o nascimento de um sentimento de pertencer à empresa, que é fonte direta e indireta de muitos outros benefícios. Outro elemento diferencial é a presença da Moeda Virtual. No caso da Eluxcity, o colaborador ganha moedas virtuais em campanhas periódicas que podem ser trocadas por mercadorias. “Este processo estimula uma maior participação na Cidade, o acesso a informações e a realização de cursos proporcionam a premiação”, explica Mosello. Os cursos estão disponíveis na Universidade da Eluxcity onde é possível acessar aos modelos de e-learning e presenciais, além de controlar o aprendizado pela matriz de competências. “Com a Cidade Virtual® disseminamos rapidamente a informação em todo o território brasileiro, em todos os pontos de atendimento, criando uma comunicação mais estreita com o nosso parceiro”, complementa Ana Paula.

Para 2012, a indústria projeta ainda mais investimentos na área, o que comprova a expectativa de que o crescimento mundial se mantenha em 2012. Especialistas projetam uma renda anual de 14,9 bilhões de dólares, podendo chegar a 29,1 bilhões em 2015.

A Cidade Virtual® é um produto registrado pela Learnway, que possui a exclusividade da sua comercialização no Brasil e no exterior.

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