Projetos incentivados, conteúdo e negociação em pauta no Seminário de Comunicação Sinapro/PR

11 de setembro de 2012


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Diretor artístico da Lúmen FM, Rulian Maftum, e o analista de projetos da Lúmen FM, Luiz Tonidandel

Foi realizada na tarde desta terça-feira, na Escola de Negócios da PUC-PR, a primeira edição do Seminário de Comunicação promovido pelo Sinapro/PR em parceria com a Lúmen FM.

A primeira palestra da tarde, Como usar a Lei Rouanet para potencializar suas ações de marketing, foi ministrada em conjunto pelo diretor artístico da Lúmen FM, Rulian Maftum, e pelo analista de projetos da Lúmen FM, Luiz Tonidandel, e mostrou que as empresas brasileiras estão investindo numa crescente em projetos incentivados de cultura. Implementada há duas décadas, período em que registrou 35 mil projetos apoiados (com 12 mil em execução atualmente), a Lei Rouanet 8313/91 se baseia no princípio da renúncia fiscal, onde poder público abre mão da cobrança de certo tipo de imposto – 64% ou 100% – para a sociedade investir em determinado setor. “É uma oportunidade de trazer para as agências outro tipo de recursos, com a vantagem que os projetos incentivados permitem a customização de acordo com os interesses do patrocinador”, disse Tonidandel.

De acordo com ele, existe um panorama de 400 mil empresas que poderiam investir em Lei Rouanet no Brasil, mas somente 5% já o fazem. “É um mercado de R$ 150 milhões por ano no País, somente com as empresas que já investem.
Inserir estas iniciativas dentro do planejamento estratégico traz mais receita e mais verba de marketing para a agência. Dinheiro que, se não aplicado, vai para o governo”, termina Maftum, acrescentando que os projetos prevêem remuneração de agenciamento de 10% e são os únicos que permitem a utilização de até 20% do valor para divulgação.

Em seguida, o presidente do Sinapro/PR, Rodrigo Rodrigues, proferiu a palestra Como negociar com as Áreas de Compras dos anunciantes-As lições do ex-diretor mundial de compras da Procter&Gamble. De acordo com Rodrigues, para negociar, é preciso ter o que negociar. “Ninguém se sai bem se não souber o que está negociando, se não tiver noção dos seus limites de recuo e se não valorizar o produto que está vendendo”, disse.

“É preciso acreditar na sua agência, investir parte do lucro, ter um capital de giro adequado, investir em treinamento da equipe, em pesquisas de mídia e em tecnologia”.

Para ele, o mercado precisa mostrar profissionalismo e buscar a excelência em suas atividades. “Precisamos acabar com essa cultura do nivelamento por baixo que infelizmente ronda muitas áreas das agências”, falou, acrescentando que é necessário lutar pelas normas-padrão, respeitando a Lei 4680; desempenhar trabalho orientado pela ética e ter conhecimento sobre o Código de Ética da ABAP-Associação Brasileira das Agências de Propaganda e não dar de graça aquilo que faz para viver. “Se uma tropa de elite se dispuser a respeitar e buscar esses pontos, teremos avançado muito e melhorado o mercado de todos. Se nossas 69 agências filiadas ao Sinapro/PR jogarem um jogo diferente, conseguiremos uma postura mais profissional perante os anunciantes e mudaremos nossos parâmetros de negociação”, pontuou.

Ainda segundo Rodrigues, é necessário cuidado para evitar cair em armadilhas, como o fee aberto, a criação sem aprovação prévia de custos, as urgências de prazos e os projetos especulativos, entre outros.

“Acredito que o principal é que a agência tenha uma forte argumentação, embasada em conhecimento técnico sobre seus processos internos e os processos externos do mercado, para conseguir uma melhor negociação junto ao cliente”, finalizou.

O Seminário de Comunicação terá a sua segunda edição realizada em Maringá, no dia 04 de outubro. As inscrições podem ser feitas até 03.10, de forma gratuita para agências filiadas em dia com suas contribuições e mensalidades, e R$ 90 para não filiadas. Informações e inscrições:
sinapro@sinapropr.org.br / (41) 3078-4619.

Rodrigo Rodrigues, presidente do SINAPRO/PR

Rodrigo Rodrigues, presidente do SINAPRO/PR

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