Prata Fina aposta em social commerce

14 de fevereiro de 2012


Empresa aumentou faturamento em mais de 750% desde 2009,
quando passou a investir no comércio virtual

alta_casepratafina_10

Com 14 anos de atuação no mercado nacional, 48 lojas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a Prata Fina está cada vez mais presente no ambiente virtual. Desde 2009, quando a Polvo Digital assumiu o braço online da empresa, a Prata Fina realiza ações específicas para esta plataforma.

A loja virtual foi estabelecida há três anos e é administrada pela agência, responsável pelo sistema, atualizações, programação, contatos com clientes, além da consultoria em gestão do E-commerce, que envolve questões como posicionamento, marketing, análise de crédito, pagamentos, logística, promoções, segurança, entre outros. A partir de 2011 a marca passou a atuar no Facebook, realizando ações para movimentar a sua rede de amigos e viver as suas primeiras experiências no Social Commerce.

Segundo Carla Del Valle, diretora de Convergência da Polvo, a escolha por esta rede social foi fundamentada pelo crescimento do Facebook no Brasil, um acréscimo de 298% em 2011, com a marca de 35,1 milhões de usuários (dados da consultoria Vivaki). “Há diversos benefícios que os usuários descobriram com a interação oferecida pelo social commerce, como economia de tempo, troca de experiências, redução de risco de uma compra inadequada, soluções baseadas em interesses comuns, aumento do poder de barganha e um relacionamento mais próximo com as marcas”, diz. Há dados que apontam que 78% das pessoas confiam nas opiniões postadas na web, enquanto apenas 14% acreditam em anúncios.

Esta teoria é comprovada pela ascensão da Prata Fina na rede social, que resultou em um relevante aumento de faturamento. A estratégia de inserção da marca iniciou com a publicação da fanpage, seguida pela integração entre os comentários da loja virtual e do Facebook. Esta interação foi responsável pela geração de buzz e o acompanhamento do usuário a respeito das atividades da loja em seu grupo de afinidades, “isto é um dos pilares do social commerce”, resume Carla.

Com a marca de 50 mil fãs, a Polvo criou uma ação comemorativa que injetou ainda mais usuários para a marca. Foi desenvolvido um aplicativo em que o usuário manipulava uma foto própria e a transformava em um banner. Após uma seleção prévia, os 20 banners escolhidos iriam para a eleição pública (“curtir”) e os três banners com maior volume de votos seriam publicados na loja virtual. “Estra ação durou 20 dias em suas duas fases e mais de 2,5 mil usuários participaram com banners e milhares se engajaram na eleição dos melhores”, diz Carla. A ação impactou o número de fãs que saltou de 50.680, antes da ação, para 68.2320, quando ela foi encerrada.

Apesar do crescimento vertiginoso na rede social – a Prata Fina entrou em 2012 com mais de 86 mil fãs -, o que realmente importa à empresa é o retorno do investimento. No caso da marca desde 2009 – quando iniciou o aporte no ambiente virtual – até 2011, o faturamento da loja virtual cresceu 750%. Uma prova de que o Social Commerce e o E-Commerce quando aproveitados de forma profissional trazem resultados efetivos.

Contato