O combate à dengue e demais arboviroses ganha um novo marco com a inauguração da maior biofábrica do mundo especializada na criação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, a Wolbito do Brasil. A unidade, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, será inaugurada oficialmente neste sábado (19 de julho), às 10h. A biofábrica é resultado de uma joint venture entre o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP), uma organização mundial sem fins lucrativos.
A implantação do Método Wolbachia resulta do esforço do Ministério da Saúde (MS), em conjunto com a Fiocruz e o WMP. O método trazido pela Fiocruz de forma pioneira para o Brasil em 2014 beneficiou até o momento cerca de 5 milhões de brasileiros. A previsão é que este número chegue a 70 milhões nos próximos anos, já que o MS incorporou o Método Wolbachia como uma das estratégias nacionais de combate às arboviroses. O IBMP é uma parceria da Fiocruz com o Governo do Paraná.
Após a solenidade, fontes estarão disponíveis para atender a imprensa. Por questões de biossegurança, a visitação à fábrica neste dia será restrita às autoridades presentes. Será disponibilizado material de apoio (foto e vídeo) da fábrica em funcionamento no dia da inauguração. Agendamentos individuais poderão ser solicitados para a assessoria de imprensa, através dos contatos que constam no serviço. Os jornalistas interessados em cobrir a inauguração e/ou receber o material de apoio devem preencher formulário no link https://forms.gle/iK5FJMh2ESsjwQCR9
_Serviço: Inauguração biofábrica Curitiba_
Data: 19 de julho (sábado), às 10h
Local: Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775, Cidade Industrial, Curitiba/PR
*Contatos para a imprensa:*
Wolbito do Brasil – Básica Comunicações
Daniela Licht – (41) 9 9228-9577
daniela@basicacomunicacoes.com.br
Atendimento à imprensa no local: Patricia Gianinni – (41) 9 9508-6766
ccs@fiocruz.br