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Países da Europa central testam modelo de cobrança por conteúdo

13 de janeiro de 2012


Empresas jornalísticas do mundo todo estão de olho em uma iniciativa da Eslováquia que pode viabilizar a cobrança por conteúdo jornalístico na internet. Lançada em maio do ano passado, a Piano Me­­dia conseguiu reunir todos os principais veículos jornalísticos do país, mais a maior emissora de te­­vê, em um único modelo de co­­bran­­ça, o chamado “paywall” (mu­­ro de cobrança) unificado. Locali­­za­­da na Europa central, a Eslová­­quia tem 5 milhões de habitantes.

A Piano Media se inspirou no modelo de cobrança de tevês a cabo para oferecer uma única assinatura – semanal, mensal ou anual -, com um único cadastro, em troca de acesso ao conteúdo de diferentes veículos. A Piano Media fica com 30% do valor da assinatura. O veículo por meio do qual o assinante fez a assinatura do sistema fica com outros 40%, enquanto o restante é distribuído proporcionalmente para veículos cujo conteúdo for acessado pelos assinantes.

Avaliada em 1 milhão de euros (R$ 2,3 milhões) depois de uma recente rodada de investimentos na qual captou 300 mil euros, a Piano Media anunciou nesta semana a expansão do serviço para a Eslovênia, país em que 65% da população de 2 milhões de habitantes está on-line. Oito veículos de comunicação aderiram. A Piano Media diz estar em conversas com jornais de mais 11 países europeus e espera estrear em mais três mercados em 2012. A assinatura mensal na Eslovênia custa 4,89 euros (R$ 11,25). A semanal custa 1,99 euro e a anual, 48,90 euros.

Dados

– 40% do valor da assinatura feita pela Piano Media fica com o veículo de comunicação por meio do qual o assinante fez seu plano; 30% vão para a Piano Media e outros 30% são divididos entre as demais empresas de comunicação cujo conteúdo o consumidor acessa.

– 48,90 euros é o valor da assinatura anual na Eslovênia, que dá direito ao conteúdo de jornais e emissoras de televisão.

– 11 países europeus estariam conversando com a Piano Media para adotar seu modelo de cobrança, seguindo Eslováquia e Eslovênia.

FONTE: Mídia e Marketing/Gazeta do Povo

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