Empresas jornalísticas do mundo todo estão de olho em uma iniciativa da Eslováquia que pode viabilizar a cobrança por conteúdo jornalístico na internet. Lançada em maio do ano passado, a Piano Media conseguiu reunir todos os principais veículos jornalísticos do país, mais a maior emissora de tevê, em um único modelo de cobrança, o chamado “paywall” (muro de cobrança) unificado. Localizada na Europa central, a Eslováquia tem 5 milhões de habitantes.
A Piano Media se inspirou no modelo de cobrança de tevês a cabo para oferecer uma única assinatura – semanal, mensal ou anual -, com um único cadastro, em troca de acesso ao conteúdo de diferentes veículos. A Piano Media fica com 30% do valor da assinatura. O veículo por meio do qual o assinante fez a assinatura do sistema fica com outros 40%, enquanto o restante é distribuído proporcionalmente para veículos cujo conteúdo for acessado pelos assinantes.
Avaliada em 1 milhão de euros (R$ 2,3 milhões) depois de uma recente rodada de investimentos na qual captou 300 mil euros, a Piano Media anunciou nesta semana a expansão do serviço para a Eslovênia, país em que 65% da população de 2 milhões de habitantes está on-line. Oito veículos de comunicação aderiram. A Piano Media diz estar em conversas com jornais de mais 11 países europeus e espera estrear em mais três mercados em 2012. A assinatura mensal na Eslovênia custa 4,89 euros (R$ 11,25). A semanal custa 1,99 euro e a anual, 48,90 euros.
Dados
– 40% do valor da assinatura feita pela Piano Media fica com o veículo de comunicação por meio do qual o assinante fez seu plano; 30% vão para a Piano Media e outros 30% são divididos entre as demais empresas de comunicação cujo conteúdo o consumidor acessa.
– 48,90 euros é o valor da assinatura anual na Eslovênia, que dá direito ao conteúdo de jornais e emissoras de televisão.
– 11 países europeus estariam conversando com a Piano Media para adotar seu modelo de cobrança, seguindo Eslováquia e Eslovênia.
FONTE: Mídia e Marketing/Gazeta do Povo