UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Montagem do ballet “Quebra Nozes” com estrela internacional em Curitiba

4 de dezembro de 2009


marcelo-gomes_01 

O primeiro bailarino do American Ballet Theatre, o brasileiro Marcelo Gomes, é o convidado especial do espetáculo “Quebra Nozes”, que acontece no hoje (04), no Teatro Positivo. A produção é da escola Petit Ballet e contará com mais de 60 bailarinos do Corpo de Baile do grupo, bailarinos convidados da Escola Bolshoi, de Joinville (SC), e do Ballet Teatro Guaíra.

Com a carreira consolidada nos palcos internacionais, Marcelo Gomes começou a dançar ainda adolescente no Rio de Janeiro e logo se transferiu para a Europa, tendo aulas na Ópera de Paris. Em 1997 se estabeleceu no American Ballet Theatre, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar o posto máximo na companhia. Atualmente, Gomes divide seu tempo trabalhando na companhia do ABT e em espetáculos pelo mundo, onde atua como convidado especial. Dentre os principais prêmios recebidos em sua carreira, está o de melhor bailarino do ano em 2008, concedido pelo Teatro Bolshoi de Moscou. “O ballet é uma arte global, os grandes espetáculos são encenados no mundo todo. Estou muito feliz de poder retornar ao Brasil e participar da montagem deste ballet tão tradicional, que é o Quebra Nozes. Não tenho muita oportunidade de dançar em palcos brasileiros, por isso o entusiasmo e a emoção são muito grandes”, diz Marcelo.

Os jovens bailarinos da Escola Bolshoi também são atração no ballet. São sete rapazes com idades entre 12 e 14 anos, com destaque ao promissor Jovani Furlan, que fará o papel do príncipe / quebra nozes na montagem. Inaugurada em 2000, a Escola do Bolshoi segue a mesma metodologia aplicada na matriz, na Rússia, a formação do cidadão por meio do aprendizado da dança.

Curitiba no roteiro da dança clássica

Responsável por realizar grandes montagens de ballets clássicos em Curitiba, a diretora do Petit Ballet, Rita de Cássia Monte Correia, tem como objetivo proporcionar aos bailarinos da escola a chance de dançar repertórios tradicionais com estrelas internacionais. “É a nossa forma de trabalhar, investir nos nossos alunos para que eles dancem e adquiram experiência e, ao mesmo tempo, realizar este intercâmbio com bailarinos profissionais de grandes companhias do mundo. Também é uma maneira de aprendizado”, explica. Nos últimos anos, o grupo do Petit Ballet dançou com primeiros bailarinos do American Ballet Theatre, Ópera de Paris, Teatro Colón da Argentina e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Fundada em 1981, a escola Petit Ballet é uma das mais tradicionais em Curitiba no ensino do ballet clássico. Ao longo desses 28 anos, a academia formou centenas de bailarinos e realizou mais de 150 espetáculos. O espetáculo “Quebra Nozes” acontece no dia 04 de dezembro, às 20h, no Teatro Positivo. Os ingressos custam R$ 30 e estão disponíveis na sede do Petit Ballet, à rua Vicente Machado, 1670 até o dia 02/12, depois podem ser encontrados na bilheteria do Teatro. Uma parte dos ingressos será destinada a idosos, crianças carentes e entidades sociais conveniadas. Mais informações: (41) 3342-4268 ou www.petitballet.com.br.

Libreto: Quebra Nozes

Com música de Tchaikovsky e coreografia de Marius Petitpa, o ballet é um conto natalino. Na família de Clara todos comemoram o Natal, com vários convidados, inclusive o padrinho Herr Drosselmeyer, que dá de presente para a menina um quebra nozes na forma de boneco. Ao final da festa, todos já foram embora e a família dorme, quando Clara volta à sala para ver seus presentes. A menina adormece e sonha que um exército de ratos invade o salão. O Quebra Nozes, com o seu exército, trava uma luta contra os ratos na sala e, percebendo que o seu brinquedo está em desvantagem, Clara golpeia o rei dos Ratos com o seu sapato. Como num passe de mágica o boneco se torna um príncipe, graças ao padrinho da menina, Drosselmeyer. O príncipe a conduz ao Reino das Neves e depois ao Reino dos Doces, onde a Fada Açucarada prepara uma grande festa. Ao fim das danças, Clara voltar a dormir e acorda no dia seguinte sob a árvore de Natal, abraçada ao quebra nozes.

Contato