Um grupo de 30 pessoas entre profissionais, professores e estudantes de pós-graduação participou do Módulo Internacional da ESIC Business & Marketing School, que aconteceu em Madrid, no mês de abril. O curso é direcionado aos estudantes da ESIC em Curitiba e acontece simultaneamente ao Hoys es Marketing, considerado o maior encontro de Marketing, Estratégia e Comunicação da União Europeia, e que está na sua 9ª edição. Coordenador de Masters, MBAs e Executive Education da instituição no Brasil, Alexandre Weiler explica que o evento concilia duas experiências muito importantes ao estudante brasileiro, o aprimoramento do conhecimento com o Módulo Internacional, e a oportunidade de interagir com empresários e gestores renomados da Europa, no Hoy es Marketing. “O Módulo é feito sob medida aos brasileiros e agrega apresentações sobre temas de vanguarda nas áreas de business e marketing. Já o Hoy es Marketing é um evento de enormes dimensões, que reúne cases de multinacionais e os principais CEOs europeus, ou seja, uma experiência inigualável aos brasileiros”, diz.
É unânime entre os participantes brasileiros que o Módulo Internacional pode gerar melhorias na carreira. É o caso da coordenadora de Marketing Direto da GVT, Joanes Ribas, estudante do curso de Master em Marketing e Gestão de Negócios – GESCO na ESIC. “As empresas dão muito valor a quem procura se aprimorar. E este módulo fará, com certeza, diferença em meu currículo.” afirmou Joanes. Também participante do Módulo Internacional, a assistente financeira da Península Fertilizantes, Giovana Zani Simeoni, destaca uma aula sobre Estilos Directivos Motivacion, “o conteúdo do Módulo é muito rico, mas este em especial se destacou. Esta aula com certeza foi fundamental para que eu fizesse uma reflexão sobre a minha carreira”, disse.
A diretora da empresa Turismo Fácil, Roberta Vazem explica que a sua agência foi selecionada pela ESIC para a organização da viagem do módulo e pelo segundo ano consecutivo acompanhou o grupo e participou das aulas que aconteceram. “Quando fechei a viagem deste ano ainda não sabíamos quais seriam os palestrantes nem quais cursos nos seriam ofertados na ESIC. Quem participou do módulo no ano passado fica na expectativa do novo curso, do novo evento e apreensivo pensando sobre quais seriam as novidades”, explicou Roberta.
Ela garante que se surpreendeu com os ensinamentos recebidos, pois neste ano aconteceram disciplinas sobre assuntos que vão além Marketing, entre elas uma de Recursos Humanos, que mostrou os diferentes perfis das pessoas, direcionando ao empresário a possibilidade de identificar o seu próprio perfil e o das pessoas que serão contratadas por ele, por exemplo. “É o caso do perfil Multifoco e Unifoco. Às vezes achamos melhor contratar pessoas que tem diferentes soluções para o mesmo problema quando, na verdade, não seria esse o perfil ideal pra o cargo. Os conhecimentos adquiridos nesta disciplina são fundamentais para entender melhor o ambiente de trabalho”, contou a empresária. Ela também destacou uma palestra ministrada pela diretora de Marketing do Starbucks, Beatriz Navarro Jiménez-Asenjo. “Creio que foi a melhor de todas, nos relembrando da importância do ‘obrigada’ ou ‘desculpe’ para com o nosso cliente. Já estamos ansiosos pelo evento de 2013”, completou.
Hoy es Marketing
Com o tema “Ventos de oportunidade. Como gerar confiança nos mercados através das empresas”, a ESIC Internacional realizou no Centro de Convenciones Norte de IFEMA, em Madrid, a abertura da 9ª edição do Hoy es Marketing, o maior encontro para profissionais e gestores das áreas de Marketing e Comunicação. “O evento é uma aposta para gerar confiança nos mercados através das empresas e os empreendedores e aprimorar o conhecimento desses profissionais para descobrirem as chaves para gerar a confiança nesta nova era”, disse Eva Piera, a vice-ministra de Economia, Comércio e Consumo de Madrid.
Cerca de três mil profissionais participaram do evento em Madrid, que tem por objetivo divulgar em primeira mão como as empresas entendem e fazem o melhor marketing da Europa em tempos de crise. Dentre os palestrantes, além dos diretores da ESIC Internacional, estavam importantes executivos de empresas como Starbucks, BBVA, Microsoft Ibérica, Groupon, Michael Page Internacional, Daemon Quest by Deloitte, GFk, Publixed Media, Correos, Saatchi&Saatchi, Telefónica, Villafañe & Asociados Consultores, Ideo, Fundación Key, Blusens Global Corporation, Grupo Leche Pascual, entre outros. O conteúdo das apresentações abordou o segredos das marcas e a análise do presente e futuro das organizações, além de mostrar, através das experiências, as estratégias mais inovadoras para se obter êxito.
Uma das palestras mais elogiadas durante o evento foi a da diretora de Marketing da Starbucks para a Espanha e Portugal, Beatriz Navarro, que teve como tema “Brand Experience Management: El caso Starbucks”. Para ela, o mais importante é a experiência que uma empresa pode oferecer aos seus clientes através de suas marcas. “Trata-se do cliente poder tocar e interagir com os produtos. Eles sempre se recordam do que sentem, tocam, pisam e esta experiência se consegue através das lojas onde a marca pode ser tocada, que contam histórias, que possuem alma”, disse.
Na sua apresentação, Joost van Nispen, presidente do Instituto de Economia Digital da ESIC e professor da escola de negócios, moderou a mesa dedicada ao tema “Marketing, comunicação e comércio na era digital”, comentando que hoje em dia estamos diante de um marketing cada vez mais social, local e móvel. “As tendências futuras de 2009 se converteram no marketing de 2012. Está cada vez mais direto e de relacionamento, está cada vez mais real porque fomenta a cumplicidade entre empresas, clientes e a comunidade”, falou.
Juan José Gonzáles, direto r de Marketing da Xbox – Microsoft Ibérica, afirmou em sua exposição sobre “Advergaming, jugando también se vende”, que os videogames se converteram em um novo suporte publicitário para as grandes marcas por quatro motivos: porque os canais de massa estão cada dia mais saturados, porque é necessário buscar novas fórmulas para chegar ao usuário, pela mudança dos hábitos de consumo entre os jovens e porque os videogames são um cenário ideal para promover as marcas a este público que segue envelhecendo.
Os encontros Hoy es Marketing 2012 abriram no dia 19 de abril em Madrid, na sequência as cidades de Bilbao (26/04), Sevilla (08/05) e Zaragoza (10/05) receberam o evento. Ainda em maio acontecerão em Pamplona (17/05), Valencia (29/05) e Barcelona (31/05).