Mobilidade urbana integrada ao plano diretor na Agenda de Apucarana

30 de agosto de 2011


A regional Apucarana do CREA-PR realiza na próxima quarta-feira, às 14h, em seu Auditório, a reunião do programa Agenda Parlamentar, que tem como foco a validação e entrega do EBDR (Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional) de Apucarana, Ivaiporã e Arapongas/Rolândia.

A proposta é reunir os líderes locais e a população para um debate a respeito dos estudos técnicos e de viabilidade financeira desenvolvidos pelas Entidades de Classe parceiras do CREA-PR, que serão encaminhados em seguida aos governantes estaduais e federais para que possam orientar a gestão nas questões referentes a captação de recursos.

O EBDR da centralidade de Apucarana trata da mobilidade urbana integrada aos planos diretores e se soma aos outros EBDRs das centralidades de Ivaiporã e Arapongas/Rolândia: saneamento (coleta e tratamento de esgoto) e resíduos sólidos e líquidos urbanos. De acordo com o Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Apucarana, o engenheiro civil Sebastião Ferreira Martins Júnior, os EBDR’s servem como ponto de referência e apoio para os governantes. “Os postos de decisão, por conta da velocidade e quantidade de informação, precisam de uma referência clara para a tomada de decisão. E os estudos, com embasamento técnico, são essa referência”. Para o engenheiro ambiental Alisson Moura Cortêz, coordenador técnico do EBDR de Arapongas/Rolândia, “a iniciativa do CREA-PR é válida já que o Conselho devolve para a sociedade, a partir de um corpo técnico, aquilo que foi arrecadado”. Segundo ele, essa iniciativa leva as prefeituras mais carentes novas visões e, agora, faz um a análise regional, ficando cada vez mais próximo da realidade de cada lugar para poder propor soluções. A Agenda Parlamentar de Apucarana contará também com a apresentação da Caixa Econômica a respeito de Consórcios Públicos entre municípios – uma solução para questões urbanas.

Contato