A Metrocard, associação que congrega as empresas do transporte coletivo público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), homenageou de maneira inusitada e divertida os seus passageiros, na última sexta-feira 22, Dia Mundial sem Carro.
Idealizada pela Caio Publicidade, agência de propaganda da Metrocard, em parceria com o departamento de branded content da Gazeta do Povo, a ação teve o intuito de promover a interação entre os passageiros, fazendo-os vivenciar uma homenagem por estarem utilizando o transporte coletivo na data.
Se o trânsito e a emissão de poluentes são sérios problemas nas grandes cidades – somente em Curitiba são cerca de 970 mil automóveis em circulação –, graças ao transporte coletivo e seus inúmeros passageiros, este problema pode ser amenizado. “A Metrocard quis homenagear os usuários de ônibus pelo bem que fazem às cidades e ao meio ambiente ao optar pelo transporte coletivo. Buscamos, através dessa ação, nos aproximar dos nossos passageiros, além de proporcionar um momento alegre e de descontração”, explica Lessandro Zem, presidente da Metrocard.
Realizada por um grupo de atores e figurantes infiltrados em um ônibus da RMC, a ação captou reações naturais por meio de câmeras escondidas. No momento mais inusitado, após os passageiros se acomodarem, a equipe atuou de forma coordenada em uma explosão de alegria, cantando “Parabéns para Você” a um passageiro aparentemente desavisado. Serpentina, apitos, chapeuzinhos de aniversário e balões deram o tom à festa. Após a repetição do “Parabéns”, os atores avisavam que se tratava de uma homenagem da Metrocard aos passageiros pelo Dia Mundial sem Carro, seguida da distribuição de um brinde para gerar conexão com a marca. O resultado da ação do Dia Mundial sem Carro é um vídeo que pode ser assistido em https://www.youtube.com/watch?v=rssshIkgBME
Os ônibus da frota da Metrocard que circulam pela RMC são equipados com a tecnologia de bilhetagem eletrônica urbana desenvolvida pela Transdata Smart, empresa que é referência no desenvolvimento de soluções integradas em ITS dedicadas à mobilidade urbana. A ferramenta automatiza o processo de pagamento das viagens por meio de créditos pré-pagos pelo usuário em cartões contactless (sem contato). “Essa parceria entre a Transdata Smart e a Metrocard evidencia a preocupação com o bem estar dos passageiros e a natureza, uma vez que, entre os benefícios temos a substituição do dinheiro embarcado, colaborando com a redução de filas e com o aumento da segurança no interior dos veículos. Além disso, temos o incentivo do uso do transporte público, o qual reduz a quantidade de carros nas ruas”, diz Devanir Magrini, diretor de negócios da Transdata Smart.
Ficha técnica
“Parabéns para você”
Cliente: Metrocard
Agência de Propaganda: Caio Publicidade
Estúdio de Conteúdo: GPBC | Gazeta do Povo Branded Content
Criação: Claudio Alves
Operação: Aline Dinon
Direção: Marco Buchmann
Diretor de fotografia: Mauro Azevedo
Edição: Michel de Oliveira
Produtora de vídeo: Fit Filmes
Realização: Os Bonobos da Corte
Elenco: Leo Castilhos, Julia Campos, Pedro Melo, Caroline Pelegrini, Carolina Mascarenhas
Produção: Carolina Mascarenhas
Apoio: Espaço Excêntrico
Aprovação: Lessandro Zem e Ligia Salomão