Diretor da Horizons avalia que lojas virtuais estão cada vez mais inovadoras e buscam ferramentas eficazes e seguras para consumo on-line
Relatório da Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, estima um aumento de 12% no comércio virtual e um faturamento de R$ 53,5 bilhões, em 2018. Serão 60 milhões de consumidores comprando on-line até o final do ano. Os números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) são mais animadores: crescimento de 15% nas compras, lucro de R$ 69 bilhões e 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, que continuarão dependentes das grandes markplaces.
A pesquisa da Ebit ainda registrou que nos últimos meses 22,4 milhões de pessoas adquiriram produtos em sites internacionais (principalmente os chineses) e gastaram, em média, R$ 117,8; as mulheres fizeram 1,4 milhão de pedidos a mais que os homens; apesar da importância do uso do cartão de crédito, metade das compras feitas eletronicamente foi paga à vista. Os eletrônicos lideram o ranking, na frente dos eletrodomésticos, roupas, alimentos e bebidas. Mas a tendência é elevação nas compras de produtos dos segmentos saúde e bem-estar, pet, moda e acessórios e mais itens de alimentação.
Ricardo Montanher, diretor de vendas da Horizons, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação, observa que o sucesso do e-commerce se deve principalmente aos avanços tecnológicos, ferramentas seguras para pagamento e logística eficiente de entrega dos produtos. “A mudança no jeito de consumir tornou o cliente mais exigente, criterioso e menos impulsivo ao comprar on-line. E, por conta disso, as empresas se cercam da tecnologia para a fácil e rápida integração de lojistas, gestão de qualidade de atendimento e serviços e excelência nos processos operacionais para gestão de estoque, frete e entrega, garantindo assim uma melhor experiência para as pessoas”.
Acompanhar esse comportamento e repensar as estratégias de venda é peça-chave aos varejistas on-line, alerta o executivo da Horizons. “As lojas virtuais devem ficar atentas às tendências do comércio eletrônico. Pela internet, o consumidor tem autonomia para pesquisar, analisar e comprar onde quer que ele esteja, a qualquer horário do dia e sem o apoio de um vendedor; busca maior facilidade e conveniência, melhor preço e recebimento do produto rápido e com segurança”, avalia. Por isso, o ponto de venda e-commerce deve proporcionar ao cliente satisfação para que ele volte a comprar. “Inovar nas formas de pagamento, ampliar o leque de produtos para vários segmentos e oferecer diversas opções de pagamento”, ensina Montanher.
Para que as empresas de e-commerce se mantenham no mercado, Montanher sugere que utilizem ferramentas de integração com grandes lojas virtuais aliadas a softwares de gestão de vendas. “Porque os pedidos precisam ser faturados com mais rapidez, o estoque deve ser supervisionado com exatidão, o controle de entrada e saída de dinheiro do caixa deve ser feito com segurança”, sublinha. De acordo com ele, a plataforma a ser usada pelo e-commerce precisa oferecer algumas funcionalidades e facilidades para garantir uma boa experiência de compra para os clientes. E tudo realizado com alta conexão de internet. Muitos negócios fracassam por não utilizarem boas soluções relacionadas à atualização, integração, infraestrutura e usabilidade da plataforma.
Segurança e estabilidade nas redes de dados de uma empresa também são fundamentais no sistema comercial on-line, salienta Montanher. “Velocidade e acesso do e-commerce via dispositivos móveis como celulares e tablets também são importantes”. O executivo da Horizons cita a biometria como uma ferramenta interessante, segura e eficaz para o pagamento das compras virtuais e recebimento dos valores pelas lojas.
Alguns países já usam o sistema de pagamento biométrico que emprega o reconhecimento de impressões digitais e reconhecimento facial ao invés de senha alfanumérica para autenticar o titular de um cartão de crédito em compras online. “A biometria proporciona mais praticidade, conveniência e rapidez ao processo, além de impedir roubo de informações financeiras e fraudes com mais eficiência”, coloca Montanher.
Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de 5 Mbps até 1 Gpbs, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.