Manutenção de ar-condicionado e elevadores em hotéis é prevista por lei

24 de janeiro de 2012


Proprietários devem estar atentos às condições dos equipamentos e contar com os serviços de profissionais da engenharia

 

Os profissionais das áreas de engenharia possuem um campo de trabalho bem amplo, podendo desempenhar muitas funções. Dentro do mercado, uma que tem se destacado é na manutenção e serviços de assessoria para a rede hoteleira e de pousadas, um setor de grande potencial. Pelo menos é o que observa o engenheiro e membro da inspetoria do Crea-PR de Pato Branco, Carlos Alberto Rebelo.

Para o profissional, quando uma pessoa utiliza os serviços de um hotel, por exemplo, quer no mínimo um conforto no ambiente, sobretudo na condição do ar-condicionado, seja ele quente ou frio. E essa condição somente estará de acordo se o empreendimento realiza manutenção constantemente, de acordo com o que rege as normas técnicas vigentes por lei. “Uma manutenção periódica prevê os futuros problemas do sistema de ar-condicionado e os donos de hotéis precisam estar atentos quanto a isso”, destacou Rebelo.

Dentro de hotéis e pousadas, não é apenas o ar que precisa passar por revisão, ainda há os elevadores e o sistema térmico das cozinhas, caso essas possuam, como equipamento de vapor ou caldeira. “É importante que os proprietários tenham contratos de manutenção ou assessoria com engenheiros para a verificação constante da segurança dentro do estabelecimento”, comentou o engenheiro.

Todo hotel tem a obrigação, por lei, de fazer a manutenção e deve ser obedecida para que acidentes não aconteçam, principalmente em elevadores, cuja verificação precisa ser periódica e comunicada, através de ART, ao Crea e ao Ministério do Trabalho. “Na área de vapor e ar-condicionado funciona da mesma forma”, observa Rebelo.

Na região Sudoeste do Paraná, de acordo com o engenheiro, a rede hoteleira tem realizado periodicamente a manutenção dos equipamentos, obedecendo criteriosamente à lei exigida, a fim de oferecer conforto e segurança aos seus hóspedes.

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