UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Manutenção das edificações em debate

4 de abril de 2012


creaworkshopO auditório da IEP-PR ficou repleto nesta manhã de profissionais interessados em conhecer os detalhes do trabalho que o CREA-PR desenvolve com foco em inspeção e manutenção predial, bem como o projeto de lei n˚ 005.00012/2012, de autoria do vereador Tico Kuzma, que dispõe sobre a realização de vistorias técnicas periódicas e manutenção preventiva das edificações.

A abertura do workshop foi realizada pelo ouvidor do CREA-PR, engenheiro eletricista Rolf Meyer, representando o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel
Krüger.

Em seguida, o engenheiro eletricista Mario Guelbert Filho e o gerente da Assessoria de Apoio às Entidades de Classe, administrador Claudemir Marcos Prattes, apresentaram os desdobramentos do Programa de Excelência do CREA-PR, que neste ano tem ênfase em manutenção predial. “Nossa expectativa é encerrar 2012 com mais de dez mil profissionais participantes, o que torna este o maior programa de capacitação profissional desenvolvido pelo Conselho em toda a sua história”, comentou Prattes. “O programa já é referência nacional, prova disso é o convênio firmado com o CREA-RJ e o SESC-RJ com foco na capacitação de 120 profissionais do Rio de Janeiro. É uma contribuição do Paraná aos colegas que atuam em outros Estados”.

A engenheira de segurança do trabalho, Vera Lucia de Campos Correa Shebalj, ministrou a palestra “Cenário da Inspeção Predial”, e falou da necessidade da vistoria preventiva com o olhar técnico e seletivo, efetuada por profissional capacitado. “Esta é uma responsabilidade de todos, pois lidamos com vidas e sua segurança. Uma inspeção responsável e sistemática não poupa somente o imóvel, mas sim vidas”, disse. “É fundamental que o condomínio seja tratado como uma empresa, com uma gestão técnica que possa identificar vários tipos de ingerência, identificar a origem do problema, seu grau de risco e partir para a elaboração do plano de ação”, justificou.

O workshop Manutenção das Edificações: redução de riscos à sociedade foi encerrado com a fala do vereador Tico Kuzma, que agradeceu o CREA-PR pelo apoio no debate do tema e a ideia de trabalhar em uma lei estadual sobre esta questão.

Para ele, o município tem o poder de fiscalizar edificações, mas, assim como o Conselho, não tem condições de vistoriar todas as edificações. “Assim, elaboramos um projeto de lei que transfere a responsabilidade também para os administradores ou proprietários, que deverão contratar profissional para apresentar laudo técnico das condições das edificações”, explicou. “Muitos me criticaram dizendo que com esse projeto eu perderia votos, mas acredito que devemos legislar pensando no bem da sociedade, em vidas que poderão ser salvas em função desses laudos técnicos”, finalizou.

Contato