Respeitando a resolução 126 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece um conjunto de diretrizes para ações promovidas pelas Escolas Judiciais na formação e aproveitamento de magistrados e servidores do Poder Judiciário, a Escola de Magistratura do Paraná (EMAP) realiza de 25 a 27 de abril o II Curso para Magistrados Vitaliciandos. O curso acontece na Colônia de Férias de Guaratuba da Associação dos Magistrados do Paraná e é voltado para os magistrados que terminaram o período de estágio probatório como juízes substitutos e estão assumindo o cargo de juízes titulares.
Para o CNJ, os magistrados e servidores do Judiciário devem estar em constante aprimoramento para acompanhar o dinamismo da sociedade e melhorar a prestação dos serviços jurisdicionados. Partindo desta premissa, a EMAP desenvolveu um curso que mescla temas teóricos com a prática profissional, como legislação penal, filosofia, sociologia, administração e gestão de pessoas, dentre outros, como se vê da palestra “O Processo Penal e sua filtragem Constitucional à luz do entendimento do STJ e do STF” que será ministrada por Francisco Monteiro Rocha Jr, professor coordenador da pós-graduação em processo penal da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) e advogado criminalista.
Além dessa, o curso também abordará as mudanças do Código de Processo Penal com o Desembargador José Laurindo de Souza Netto, Sociologia Judiciária, com o Juiz Osvaldo Canela Junior, a Administração Judiciária e Gestão de Pessoas, com o Juiz Antonio José carvalho da Silva Filho, Psicologia Judiciária, com os Drs. Luiz Eduardo Canto Bueno e Gilberto Gnoato, Filosofia do Direito, com o Prof. André Peixoto de Souza e o Juiz Francisco Cardozo de Oliveira, e Situações Práticas da Atividade Judicante, com o Desembargador Miguel Thomaz Pessoa Filho, e Juíza Lilian Romero.