MadeiraMadeira é a primeira loja virtual de pisos e revestimentos do Brasil

30 de setembro de 2009


 

O e-commerce é um modelo de negócio ainda pouco explorado no mercado brasileiro. Enquanto alguns segmentos avançam no investimento e ampliação da atuação online, outros setores resistem à realidade da venda pela internet. Por isso, o desafio é maior àqueles que oferecem novas soluções de compras eletrônicas, caso do portal MadeiraMadeira (www.madeiramadeira.com.br), a primeira loja virtual especializada em pisos e revestimentos do país.

Com inspiração em empresas da Europa e dos Estados Unidos – onde o modelo online já está consolidado -, a MadeiraMadeira reúne em seu site mais de 850 produtos disponíveis no mercado, banco de dados com instaladores e profissionais cadastrados em todo o Brasil, programa simulador de medidas de ambientes para compra de produtos e serviço de entrega de amostras de pisos. “O objetivo é oferecer mais de dez mil itens ao consumidor até 2010 e atrair este público já educado sobre o e-commerce, que busca facilidade, segurança e variedade. Além disso, vamos desenvolver um mercado totalmente novo, já que não há nada similar no país, com um site que será atualizado minuto a minuto”, explica o idealizador e gerente do portal, Daniel Scandian.

Um dos fatores que contribuiu para a formatação do portal é a adesão cada vez maior dos brasileiros ao ambiente online. Prova disso, é a recente divulgação do estudo do e-bit que aponta o crescimento de 27% das vendas realizadas pela internet no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2008. O faturamento bruto total foi de R$ 4,8 bilhões e a expectativa é que nos próximos seis home-do-sitemeses as receitas das empresas de comércio eletrônico atinjam R$ 5,8 bilhões, que levaria a um total de R$ 10,6 bilhões, aumentando 28% em comparação ao ano passado.

Loja mais acessível

Um dos pontos que levam o consumidor à compra online é a melhoria dos serviços oferecidos, que devem buscar a excelência no atendimento e entrega dos produtos. Em julho, o Índice de Confiança do e-Consumidor, índice de satisfação do comprador online divulgado pelo e-bit, bateu o recorde de 87,02%, numa trajetória ascendente desde janeiro (85,87%). “A informação na internet é mais didática e completa, supre a carência do vendedor que, muitas vezes, não possui tempo para acompanhar as novidades do segmento. Normalmente, a loja online tem que ser melhor que a loja física, pois a repercussão negativa do comentário de uma pessoa insatisfeita é imediata”, afirma Scandian.

Outro fator de atração ao e-commerce é o aspecto inovador, da tecnologia e dos processos. Na MadeiraMadeira, além do pioneirismo do portal, diferentes ferramentas foram implantadas para facilitar o acesso do consumidor. Uma das novidades é o simulador que monta uma planta virtual, em que basta inserir as metragens do ambiente para se obter a quantidade de produto a ser adquirido e os acessórios necessários, como cola, rodapé, manta, entre outros.

Para atender ao público e competir em pé de igualdade com as tradicionais redes de lojas, Scandian focou a criação do portal no tripé: informação, imagem e serviço. As páginas possuem a descrição detalhada dos produtos e suas aplicações, com fotos ilustrativas em alta qualidade fidedignas ao material físico. “Ainda oferecemos o serviço de envio de amostras para que o cliente possa tirar a dúvida com relação ao produto”, complementa. E, por fim, o cliente tem à disposição um banco de dados com contatos e referências de profissionais instaladores, em todas as regiões do país.

Qualidade e variedade

O site MadeiraMadeira disponibiliza na internet a venda de pisos e revestimentos (cerâmica, laminado, maciço estruturado, carpete de madeira, porcelanato e vinílico); produtos de manutenção (limpeza, renovadores, verniz) e instalação (rodapé, junta, manta, cola, argamassa, rejunte). Dentre as marcas disponíveis estão Eucafloor, Poliface, TarkettFademac, Beaulieu do Brasil, Durafloor, Scandian, Batistella e Bona.

Para Scandian, o portal segue uma tendência do mercado internacional do e-commerce especializado, conforme as especificidades de cada segmento. “O site possibilita ao consumidor experimentar diferentes opções e avaliar conforme o seu gosto. Esta serventia de adquirir o produto logo depois de testá-lo é uma novidade, que se alinha à agilidade da internet”, finaliza.

Mais informações: www.madeiramadeira.com.br

Contato