Luciano Bernart assume a presidência da ABDConst

12 de junho de 2018


Advogado, doutorando pela Ludwig-Maximilians-Universität, de Munique na Alemanha, e um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Luciano Bernart é o novo presidente da ABDConst. Nesses 18 anos como membro da instituição, atuou ativamente em diferentes mandatos, como tesoureiro e vice-presidente. “A ABDConst me tornou melhor acadêmica, profissional e, sobretudo, civicamente”, diz.

 

Inserida em um mercado altamente competitivo, a ABDConst manteve, ao longo dos anos, um alto padrão de qualidade no ensino do Direito e um posicionamento muito claro com relação a sua atuação e a oferta de cursos. Para Bernart, a massificação das faculdades de Direito pelo país configura um risco no aprendizado. “Procuramos manter e até melhorar a qualidade deste ensino, propondo especializações presenciais e à distância de qualidade elevadíssima, com alguns dos melhores professores em suas áreas”, afirma. À frente da instituição, Bernart tem por objetivo torna-la ainda mais representativa no Brasil e expandir os seus projetos para novos mercados. E, assim, contribuir para a formação e a transformação positiva da sociedade. Para isso, conta com a dedicação dos coordenadores, professores e colaboradores na obtenção da excelência necessária para formação de grandes pensadores do Direito.

 

“Proporcionamos na ABDConst uma educação crítica, que advém de sua criação, ideia e postura. O que nos dá legitimidade é exatamente a nossa postura democrática”, alerta. A Academia é amplamente conhecida por congregar e respeitar as diferentes teses e posicionamento dos seus profissionais, incentivando, inclusive, o debate crítico. Para exemplificar, Bernart relembra um episódio de uma procuradora do Estado, que é docente da ABDConst, perguntar se haveria problemas de ela defender a posição do Governo com relação à cobrança de crédito tributário – visto que a maioria da turma era de advogados. “Respondi a ela que não haveria o menor problema e que a única coisa que ela precisaria manter, não por mim, mas pela sabatina dos alunos, seria a coerência em seus argumentos. Lembro-me que ela sorriu e até hoje participas das aulas como professora. Assim, creio que o diferencial da instituição seria uma atuação com base em princípios democráticos e republicanos”, finaliza.

 

Bernart esteve à frente do XIII Simpósio Nacional de Direito Constitucional, ocorrido em maio, no Teatro Guaíra em Curitiba. Seu mandato irá até 2020.

Luciano Bernart

Contato