Especialista fala sobre os cuidados que os internautas devem ter nas redes sociais
As redes sociais abertas são um ambiente onde as pessoas compartilham suas vidas. As manifestações, pensamentos, reflexões, imagens ou lembranças que os internautas adicionam em suas páginas sociais constituem o seu perfil. Esse universo virtual representa o “eu público”, com pessoalidade e intimidade que, muitas vezes, os usuários esquecem que é uma janela aberta para milhões de pessoas.
Para Giuseppe Mosello, diretor da Learnway, empresa especializada em redes sociais corporativas e criadora da Cidade Virtual ®, a falta de limites pode gerar uma exposição demasiada na web. “Já vimos pela experiência dos reality shows que as pessoas se tornam familiarizadas com as câmeras com o passar do tempo, tornando-se propensas a expor o seu eu público sem reservas. O risco é transformar o nosso Facebook em um grande Big Brother”, diz. O comportamento das pessoas é distinto quando se trata de uma rede social corporativa, em que a própria empresa automaticamente assume o papel de limitadora. “Em cinco anos que administramos redes sociais corporativas, nunca tivemos que intervir retirando uma foto inconveniente ou redarguindo uma conversa desrespeitosa. Isso porque as pessoas mesmo se comunicando neste ambiente como fazem nas redes sociais abertas, intuem que aquele é um local de trabalho e respeitam isso espontaneamente”, afirma.
Para o especialista, a preocupação com o ambiente virtual ainda é mínima, o look virtual não despende a atenção dos usuários. “Às vezes pensamos muito no que vestir, como cortar o cabelo ou nos comportar quando saímos com cinco ou seis amigos e esquecemos que aquilo que é publicado nas redes sociais também compõem o nosso look e é compartilhados por muitas pessoas”, explica.
Este look virtual é composto pelo perfil dos usuários e de suas contribuições, publicações e compartilhamentos na comunidade social. Segundo Mosello, algumas dicas devem ser levadas em consideração pelos internautas quando utilizarem as redes sociais para aprimorar o look virtual. Seguem algumas delas: não ficar apenas olhando é preciso participar e se engajar, a rede é democrática, a tecla publicar é sem retorno, comportamento abusivo ou spams são intoleráveis, sarcasmo, debate e desafio são bem vindos, manter-se longe de fofocas, xingamentos e políticas partidárias, aproveitar a vida off line para permanecer interessante online, o direito de ser ouvido não inclui o direito de ser levado a sério e o “eu” que se constrói é “público”.
Sobre a Learnway – A Learnway é uma empresa brasileira que desenvolve também soluções para o mercado internacional. Especializada em consultoria para implantação de universidades corporativas online, e-learning e redes sociais corporativas, desenvolveu a primeira Rede Social Corporativa do Brasil, a Cidade Virtual ®, que agrega inúmeras ferramentas com o intuito de aproximar empresas e colaboradores.