Londrina dá continuidade à Agenda Parlamentar entre as regionais do CREA-PR

1 de setembro de 2011


Nesta semana as regionais do CREA-PR encerram o ciclo das Agendas Parlamentares em 2011, com a apresentação dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDRs) aos prefeitos, vereadores, secretários municipais e profissionais. A cidade de Londrina realizou o encontro no dia 30, onde mostrou aos presentes os quatro EBDRs elaborados para as centralidades do Norte Pioneiro e da Região Metropolitana. Outro fato de destaque durante o evento foi a entrega aos gestores e parlamentares os novos Cadernos Técnicos elaborados pelo CREA-PR, que são: Arborização Urbana, Arquitetura e Engenharias Públicas, Licitação /Contratação Direta, Mobilidade Urbana, Pisicultura, Os Profissionais das Áreas Tecnológicas na Gestão Municipal, Programas de Qualificação de Mão de Obra, Recursos Financeiros para os Municípios, Sistema Viário e Trânsito Urbano. Os cadernos estão disponíveis para download no site: www.paranaemdebate.com.br
Na abertura da Agenda, o presidente em exercício do CREA-PR, engenheiro civil André Luis Gonçalves, falou sobre a importância do evento, dos EBDRs e firmou com o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), uma parceria através do convênio casa Fácil. “É preciso destacar a coragem e o empreendedorismo do CEAL ao retomar este convênio para prestar assistência à população de baixa renda”, afirmou. O contrato foi assinado pelo presidente do CREA-PR e do CEAL, Nilton Capucho.Na sequência, houve a apresentação do coordenador da Agenda Parlamentar, Claudemir Prattes, que reforçou o conceito de agenda positiva de proposição de políticas públicas do programa. “Contamos com parceiros estratégicos, que são as 90 entidades de classe do Paraná, elas são as grandes mentoras e dão a capilaridade necessária ao projeto”, disse. Segundo Prattes as agendas irão ultrapassar a marca de 100 municípios visitados, o que fortalece a importância do apoio dos gestores públicos e membros do Legislativo aos EBDRs, como forma de fazer os projetos saírem do papel. “É alarmante, mas o Paraná é o estado que menos tem acesso aos recursos federais, muitas vezes por falta de projetos”, resumiu.

Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional

Os EBDRs têm por objetivo promover o desenvolvimento regional e, com base em dados, oferecem a fundamentação técnica e as linhas para a obtenção dos recursos. O primeiro estudo foi apresentado pelo presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Roberto Simões, a respeito da Melhoria das estradas Rurais. A proposta abrange 43 municípios, com cerca de 600 mil habitantes, em uma malha rodoviária de 10 mil km. “Essas estradas transportam pessoas e são um canal escoadouro, é preciso readequá-las para melhorar a competitividade do agronegócio e promover a integração regional”, disse.

Os estudos sobre os aeroportos de Andirá e Siqueira Campos foram explanados por Nilton Batista e Giselle Naomi Onuki, respectivamente. Em Andirá, a idéia é melhorar o atual aeroporto para oferecer mobilidade à região, “há carência de um transporte rápido, o investimento é relativamente baixo, de R$ 14,5 milhões”, declarou Batista. O EBDR de Siqueira Campos prevê o investimento em iluminação no aeroporto, que já existe e possui dimensões de pista de 1200 x 23 m. “Nove municípios seriam diretamente beneficiados a um custo de pouco mais de R$ 480 mil”, afirmou Giselle.

Projeto Arco Norte

Um projeto amplamente conhecido entre os londrinenses, o EBDR Arco Norte foi apresentado pelo seu idealizador, Luiz Figueira, quando era presidente do Instituto de Planejamento e Pesquisa de Londrina, o Ippul. Com um investimento previsto de R$ 1,5 bilhão o estudo tem a prerrogativa de transformar a região norte em um dos pólos mais modernos e ricos do país. O projeto abrange um raio de 200 km a partir de Londrina, atingindo 4,5 milhões de pessoas.

“Temos que potencializar os ativos e integrar a regi ão, promover um crescimento com qualidade, mas com cuidado ambiental”, disse Figueira. O estudo integra 22 municípios e é ancorado no projeto de um aeroporto de cargas – não existe nada similar no Brasil – para grandes cargueiros. Serão 4 km de pistas, com 2 km de cabeceira de 100 m de largura, “é situado em um grande sítio aeroportuário, de mais de 5,8 mil hectares, visa a uma transformação supra regional”, explicou.

Para encerrar a Agenda Parlamentar, o gerente nacional de Assistência Técnica da Caixa Econômica Federal, Flávio Yutaka Oshiro, falou sobre Consórcios Públicos.

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