Krüger fala sobre EBDMs e mobilidade urbana no CBN Debate

30 de julho de 2012


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O presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, participou na manhã deste sábado do CBN Debate, apresentado na rádio CBN Curitiba pelo jornalista Álvaro Borba e que abordou o tema “O trânsito de Curitiba ainda tem solução?”.

Além de Krüger, que também é coordenador do curso de Engenharia Civil da PUC-PR, participaram Carlos Hardt, arquiteto urbanista e coordenador dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR, e Clever de Almeida, presidente do IPPUC.

Durante a conversa, Krüger falou, entre tantos assuntos, sobre o estudo elaborado por uma equipe técnica do Conselho referente à consulta pública promovida pela Prefeitura Municipal de Curitiba, parte do processo licitatório que prevê a construção e operação de linha metroviária ligando a Cidade Industrial à área central de Curitiba, integrante do projeto Metrô Curitibano.

Segundo o presidente do CREA-PR, o resultado do estudo mostra preocupações relativas ao controle da qualidade dos serviços prestados pela Concessionária; à administração do contrato pelo poder público e usuários; à adequação dos projetos e as especificações gerais de materiais de acabamento a serem utilizados em terminais e estações; ao aumento futuro da capacidade de transporte de passageiros do Metrô; e ao equilíbrio econômico financeiro do contrato. “Existe uma necessidade premente de deixar claro as regras, incluídos aí os indicadores e as tarifas técnicas no plano de negócios. Esses itens não podem sobremaneira ficar nas entrelinhas”, disse.

Para o presidente do IPPUC, Clever de Almeida, o grande desafio do trânsito da capital paranaense diz respeito ao número crescente de veículos. “Temos aqui mais de 1,3 milhão de veículos, número que aumenta em média 4,5% ao ano, enquanto a população cresce 0,9% ao ano. A mobilidade urbana se faz a cada dia, com a necessidade e as demandas cotidianas”, falou.

Segundo o arquiteto e urbanista Carlos Hardt, o problema do trânsito é muito mais amplo e exige um amplo conhecimento da gestão da cidade. “A diminuição relativa dos automóveis nas vias depende da cultura do deslocamento. É preciso que a população sinta as vantagens do uso dos transportes coletivos sob os individuais, para que esse e outros tipos de modais se tornem efetivamente uma alternativa”.

Krüger citou no debate a realização dos EBDMs-Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, elaborados ao longo de 2012 pelo CREA-PR e entidades de classe do Estado, bem como a reincidência do tema “mobilidade urbana” em todo o Paraná. “Percebemos que para conseguir maior clareza e fomentar o planejamento estratégico das cidades precisamos envolver toda a sociedade, e o trabalho de produção dos EBDMs tem mostrado isso. Reunindo diversas plateias interessadas no assunto, temos condições de avançar no tema dentro de um processo democrático. É preciso entender que democracia significa dividir o poder, e acredito que o coletivo tenha mais chance de acertos”, ponderou. “Tenho certeza que a engenharia e a agronomia têm soluções muito interessantes e criativas para o desenvolvimento do Paraná e que podem eliminar ações restritivas referentes ao trânsito como o pedágio urbano e o rodízio”, finalizou.

Os quatro blocos do programa podem ser ouvidos na íntegra clicando aqui!

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