UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

JTEKT Automotiva Brasil lança nova planta em território nacional

8 de abril de 2010


_mg_2932

(na foto, Keiji Nomura, Koshi Yoshida e Ivan Rodrigues)

Foi realizado nesta quinta-feira o lançamento da nova planta da matriz da JTEKT Automotiva Brasil, localizada em São José dos Pinhais (PR) e que ocupa uma área total de 131 mil m², com área construída de 16 mil m² e previsão de 20 mil m² após a construção de um laboratório de engenharia e mais linhas de fabricações que estão sendo transferidas para o Brasil.

Acompanharam a cerimônia clientes, colaboradores e autoridades, como o presidente da JTEKT do Brasil, Keiji Nomura, o chairman da JTEKT Corporation, Koshi Yoshida, o presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, o cônsul geral do Japão em Curitiba, Soichi Sato e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

“A nova planta faz parte de um planejamento ousado, que prevê uma ampla penetração na América Latina com a manufatura de um produto de altíssima qualidade e tecnologia”, disse o presidente da JTEKT do Brasil, Keiji Nomura.

De acordo com o chairman da JTEK Corporation, Koshi Yoshida, um entre quatro carros no mundo está equipado com sistemas de direção produzidos pela empresa. “Se a economia mundial não está ainda totalmente recuperada, países como o Brasil representam atualmente a grande esperança em termos globais em relação aos negócios”, falou. “Os planos da companhia são os de nos tornarmos líderes em sistemas de direção, mas não somente em relação aos lucros, e sim zelando pela segurança e qualidade do produto, contribuindo com a preservação do meio ambiente e colaborando com o crescimento da sociedade de São José dos Pinhais e região”.

O presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, começou seu discurso citando números representativos do mercado automotivo brasileiro, que encerrou 2009 como o quinto maior PIB mundial, quinta posição no mercado de automóveis e detentor da marca de mais de 3 milhões de unidades vendidas. Hasebe aproveitou a oportunidade para fazer uma menção à campanha de recall realizada pela empresa nos Estados Unidos e fez questão de frisar que o problema não atinge os veículos da Toyota comercializados no Brasil.

Por fim, o prefeito do município, Ivan Rodrigues, mencionou que a necessidade de ampliação da JTEKT é resultado do empenho de seus colaboradores. “É muito bom sabermos que em São José dos Pinhais está despontando uma empresa que tem como meta ser líder mundial em seu segmento de atuação”.

Novidades

Especializada na produção de sistemas de direção para montadoras como Toyota, Volkswagen, Peugeot/Citröen, Renault e GM, a JTEKT responde por 22% das vendas deste item no território brasileiro e tem na nova planta um potencial de produção de 1,3 milhão de peças por ano. Sua grande meta é fabricar internamente sistemas de direção elétrica (EPS – Eletric Steering System) para suprir os mercados brasileiro e latino – mudança que já vem sendo percebida na Ásia, Europa e Estados Unidos -, além de dar andamento aos novos projetos e contratos assumidos pela empresa, que geraram a necessidade de aumentar a capacidade produtiva da JTEKT. Esse processo demandou a criação de mais de 150 vagas de trabalho, que se somam aos 200 colaboradores que já compõem o seu quadro funcional. JTEKT Automotiva Brasil: (41) 2102-8125 / www.jtekt.com.br

Contato